Estão oficialmente abertas as inscrições para a 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí. O evento vai acontecer nos dias 19 e 20 de julho de 2025, em Bom Jesus do Gurgueia, e terá como tema “Ecologia integral a serviço da vida” e lema “Com carinho preparastes essa terra para os pobres” (Sl. 67,11). Os participantes poderão preencher o formulário para a realização das inscrições acessando o site do Regional Nordeste 4.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 1 de junho de 2025. O Fórum Regional de Pastorais Sociais informa que todos os campos deverão ser obrigatoriamente preenchidos para facilitar a logística de preparação e organização do evento. Cerca de 5 mil romeiros são esperados em Bom Jesus do Gurgueia para participar da programação, que contará com seminários e oficinas sobre diversos temas, abertura do memorial das romarias, adoração ao Santíssimo, Santa Missa e outros momentos.
As pré-romarias já foram iniciadas nas dioceses do Piauí. Neste sábado, dia 25 de janeiro, haverá, na cidade de Piripiri (Diocese de Parnaíba) a entrega da cruz peregrina da 16ª Romaria da Terra e da Água para a Diocese de Campo Maior. Durante a peregrinação, serão promovidos encontros e celebrações, incentivando a participação das comunidades nas reflexões sobre preservação ambiental e a luta por uma sociedade mais justa e inclusiva.
No próximo dia 13 de fevereiro, haverá uma reunião presencial na cidade de Bom Jesus do Gurgueia, onde estarão presentes os representantes das entidades e movimentos que formam o Fórum Regional de Pastorais Sociais e da comissão organizadora da diocese anfitriã. O objetivo do encontro é apresentar os encaminhamentos de cada comissão envolvida com a preparação da romaria, tirar dúvidas, partilhar propostas e sugestões, etc.
O principal objetivo da 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí será discutir a relação existente entre o Agronegócio e o meio ambiente. O avanço das atividades econômicas gera preocupação em virtude dos diversos impactos ambientais causados pela superexploração do meio ambiente. Dentre estes problemas, estão o desmatamento para o cultivo de diversas culturas, a contaminação dos rios e mananciais por agrotóxicos, a degradação do solo, etc.
CARTAZ DA 16ª ROMARIA DA TERRA E DA ÁGUA NO PIAUÍ