Teve início nessa terça-feira, 17 de setembro, o 2º Encontro Nacional de Assessores Jurídicos de Dioceses (ENAJD), na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF). A iniciativa segue até o dia 19 de setembro e acontece de forma concomitante com o Seminário sobre a Laicidade do Estado, que será realizado no período noturno.

O ENAJD é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e nessa edição participam mais de 300 advogados que atuam junto às dioceses brasileiras. A programação aborda as principais questões jurídicas que desafiam a missão desses profissionais na atualidade.

Compuseram a mesa de abertura do evento o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro; o segundo vice-presidente da CNBB, dom Paulo Jackson, e o assessor jurídico-civil da CNBB, Hugo Cysneiros. A aula magna, cuja temática tratou sobre a parceria entre as Organizações Religiosas e o Estado, foi ministrada pelo ministro-substituto da Advocacia Geral da União (AGU),  Flavio Jose Roman.

Do Regional Nordeste 4 (Piauí) estão presentes os assessores jurídicos da Arquidiocese de Teresina e das dioceses de Picos, Floriano, Campo Maior, Parnaíba, São Raimundo Nonato e Bom Jesus do Gurgueia.

Saiba mais no site da CNBB