Os católicos celebram no dia 19 de março a solenidade de São José. No Piauí, São José é o padroeiro oficial de 16 municípios, sendo Inhuma, Lagoa do Piauí e Jardim do Mulato na Arquidiocese de Teresina; Altos, Campo Largo do Piauí e Cabeceiras do Piauí na Diocese de Campo Maior; São José do Divino na Diocese de Parnaíba; São José do Peixe na Diocese de Floriano; Bela Vista do Piauí e Paes Landim na Diocese de Oeiras; Betânia do Piauí, Caldeirão Grande, Belém do Piauí, São José do Piauí e Aroeiras do Itaim na Diocese de Picos e Brejo do Piauí na Diocese de São Raimundo Nonato.

Foto: Pascom Paróquia de São José de Altos
Foto: Pascom Paróquia de São José de Altos

Na Diocese de Bom Jesus do Gurgueia, São José não é o padroeiro oficial de nenhum município pertencente ao seu território, mas é celebrado em dezenas de paróquias e comunidades. Em Campo Largo do Piauí, Cabeceiras do Piauí, São José do Divino e Jardim do Mulato o santo é festejado no mês de julho. Outras dezenas de comunidades e paróquias também celebram São José Operário, com solenidade celebrada no dia 01 de maio.

São José era carpinteiro na Galileia e esposo de Maria. Protetor da Sagrada Família, foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo. Esteve ao lado de Nossa Senhora em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém. Educou e protegeu o menino Jesus, com o amor de Deus. São José foi um homem justo, trabalhador e exemplo de pai. A simplicidade e a fidelidade fizeram de São José o protetor escolhido para Maria e para o próprio Jesus, bem como para toda a humanidade.

Diocese de Picos

A Paróquia de Betânia do Piauí celebrou na manhã de quarta-feira, 19 de março, a 70ª Festa de São José seu padroeiro, com o tema: “São José, Peregrino de Esperança, por uma Paróquia 100% dizimista” e o lema: “E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5), a celebração atraiu um grande número de fiéis, que se reuniram no adro da igreja matriz para agradecer as bênçãos recebidas.

Foto: Diocese de Picos
Foto: Diocese de Picos

A missa solene foi presidida pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, e concelebrada pelo pároco de Betânia, Pe. Francisco Berto, além dos padres Manoel Antonio e Antônio Ismael. Durante a celebração, um momento significativo foi a investidura de 24 novos ministros da Eucaristia, que assumiram oficialmente seus compromissos de serviço à comunidade.

Saiba mais no site da Diocese de Picos