O arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques Sousa da Silva, anunciou o plano de criação da Diocese de Água Branca, durante celebração realizada, no último sábado (15), na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Água Branca. O anúncio foi feito na presença do Clero da Arquidiocese de Teresina, religiosos (as), seminaristas e todo o Povo de Deus desta igreja particular.

O primeiro comunicado oficial sobre o plano de criação de uma nova diocese se deu no dia 07 de março durante a primeira reunião do Conselho Episcopal Regional (Conser). Na ocasião, os bispos do Regional Nordeste 4 divulgaram uma mensagem aos presbíteros, religiosos e religiosas, leigos e leigas e a todo o povo de Deus do Piauí sobre a proposta de criação de uma nova circunscrição eclesiástica, sufragânea da Arquidiocese de Teresina.

Em sua homilia, Dom Juarez destacou que a criação de uma nova diocese no Piauí tem o objetivo de melhor evangelizar, diminuir as distâncias e aumentar a proximidade: “Que a criação da nova diocese possa ser impulso para fazer com que as ações pastorais ganhem cada vez mais vigor, levando a Palavra de Deus e a caridade cristã a tantos quantos necessitam. Que seja uma presença forte e viva na sociedade”, falou.

Ainda de acordo com Dom Juarez, uma nova diocese surge como expressão e efetivação da sinodalidade que se concretiza no agora da nossa historia, como sinal e necessidade dos nossos tempos em rápidas e profundas transformações: “Estamos com os corações humildes e confiantes. Demos passos importantes, mas precisamos ser orantes. Tudo depende, primeiramente, da graça de Deus e da ação do Espírito Santo, que tem suscitado em nós o desejo de melhor cuidar do povo de Deus aqui nesta região”, disse.

O pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Água Branca, padre Miguel Júnior enfatizou que a criação da nova diocese permitirá um acompanhamento mais próximo das comunidades, favorecendo um serviço pastoral mais eficaz e atento às realidades locais: “Esse projeto reflete o compromisso conjunto de atender da melhor forma possível às demandas espirituais dos fiéis, que disporão de estruturas mais adequadas e próximas de suas realidades de vida”, explicou.
