Desde o anúncio da morte de Papa Francisco, na manhã dessa segunda-feira (21), católicos de todo o Piauí se reuniram em oração pelo Sumo Pontífice, que morreu aos 88 anos, após 13 anos de Pontificado. Fiéis participaram de celebrações em sufrágio da alma do Santo Padre em todas as igrejas do Piauí. Outras celebrações estão previstas ao longo desta semana.
O pontífice morreu, aos 88 anos, na segunda-feira (21), após sofrer um AVC e uma parada cardíaca no apartamento onde morava, na Casa de Santa Marta, segundo o Vaticano. Ele se recuperava de uma pneumonia bilateral que o deixou internado durante 38 dias e faleceu um mês depois de receber alta.
Teresina
A catedral de Nossa Senhora das Dores, em Teresina, se encheu de fé e gratidão pela vida e missão do Papa Francisco. Uma multidão de fiéis, religiosos, padres e diáconos participou da Santa Missa em sufrágio da alma do Santo Padre, elevando a Deus suas orações em ação de graças por tudo o que ele foi e significou para a Igreja e para o mundo.

O arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques Sousa da Silva, destacou que a esperança é uma marca que o Papa Francisco imprimiu no seio da Igreja nos últimos tempos: “Ele quis ardentemente celebrar a Páscoa com o povo de Deus. Estamos agora em um tempo de silêncio e oração, aguardando as exéquias e, posteriormente, o conclave. A Igreja segue firme, guiada por Deus, e ancorada na esperança da ressurreição”, falou.
Campo Maior
O bispo eleito de Cajazeiras-PB e administrador apostólico de Campo Maior, Dom Francisco de Assis, presidiu a Santa Missa na catedral de Santo Antônio. Durante a homilia, o bispo destacou a profunda gratidão da Igreja pela vida e pelo testemunho do Papa Francisco, ressaltando sua missão de anunciar, com palavras e gestos, que Deus é misericórdia e proximidade.

“A vida do Papa Francisco é, por si, uma consolação para o povo de Deus. Ele nos revelou, com clareza e simplicidade, o rosto misericordioso do Pai. Foi o Papa que nos recordou que Deus se aproxima, toca as feridas do coração humano, devolve a dignidade, nos ergue e nos chama à missão que nos foi confiada desde o Batismo”, afirmou.
Parnaíba
A celebração foi presidida por Dom Edivalter Andrade, bispo diocesano, e concelebrada por diversos padres da diocese. Também estiveram presentes o bispo emérito, Dom Alfredo Schäffler — responsável pela homilia —, diáconos, seminaristas e um expressivo número de fiéis da cidade.

Em sua homilia, Dom Alfredo ressaltou com emoção o testemunho de vida do Papa Francisco, destacando seu legado de fé, humildade e amor. Recordou-o como um verdadeiro pastor segundo o Coração de Cristo, cuja simplicidade, coragem e esperança inspiraram milhões de pessoas em todo o mundo. Suas palavras tocaram o coração dos presentes, convidando a todos a continuar seguindo os passos daquele que foi sinal vivo da ternura de Deus.
Picos

Durante a homilia, Dom Plínio José destacou a importância do legado deixado por Francisco: “Ao celebrar essa Eucaristia em sufrágio da alma do Papa Francisco, é pedir a Deus que, vendo tudo o que ele fez, confirme em nossos corações os ensinamentos que Nosso Senhor transmitiu através da pessoa do Papa Francisco. Para que agora não desprezemos seus ensinamentos, suas motivações, e somemos juntos, para que assim possamos encontrar a graça que o Senhor quer nos dar. Uma vida firme na fé, pela esperança”, disse,