Os bispos do Piauí presentes no encerramento da 34ª Assembleia de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 4 agradeceram a Dom Francisco de Assis pelo seu pastoreio na Igreja Particular de Campo Maior nos últimos 8 anos. Dom Francisco foi nomeado pelo Papa Francisco bispo da Diocese de Cajazeiras, no dia 09 de abril de 2025.
Dom Francisco de Assis também era vice-presidente da Comissão Episcopal Regional Nordeste 4. Ele vai tomar posse como bispo de Cajazeiras-PB, no dia 05 de julho, na catedral de Nossa senhora da Piedade. Parte do episcopado piauiense confirmou presença na cerimônia de posse.
O arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, expressou gratidão a Dom Francisco de Assis:
Dom Francisco de Assis nos alegrou com a sua presença fraterna em nossa meio nos últimos 8 anos como bispo da minha querida Diocese de Campo Maior, mas fomos surpreendidos com a notícia da sua nomeação pelo Papa Francisco para a Diocese de Cajazeiras. Ele retorna para o seu estado de origem, mas deixou um grande legado pastoral e missionário à Igreja Particular de Campo Maior e ao nosso Regional NE 4. Expressamos a nossa total gratidão pela sua imensa contribuição em terras piauienses. Desejamos a ele frutuoso ministério episcopal em Cajazeiras.
Dom Francisco de Assis se despede da Diocese de Campo Maior nesta quarta-feira, dia 03 de julho, em celebração que será realizada no patamar do Santuário Eucarístico Diocesano de Nossa Senhora do Rosário, em Campo Maior, com a presença do Clero e todo o Povo de Deus da Diocese de Campo maior.