A Comissão para a Ação Sociotransformadora, que reúne as pastorais sociais do Regional Nordeste 4, se reuniu na cidade de Bom Jesus, no dia 13 de fevereiro, para articular a 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí.
Participaram o bispo de Bom Jesus, Dom Marcos Tavoni e o bispo referencial para a Ação Sociotransformadora e bispo de Picos, Dom Plínio José. Também estiveram presentes na reunião representantes do poder público de Bom Jesus do Gurgueia.

Marcada para os dias 19 e 20 de julho, na cidade de Bom Jesus do Gurgueia, a 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí terá como tema “Ecologia integral a serviço da vida” e lema “Com carinho preparastes essa terra para os pobres” (Sl 67,11).
Milhares de romeiros de todas as dioceses do Piauí são esperados nesta edição, para dois dias de uma extensa programação que inclui celebrações, momentos devocionais e debates sobre questões sociais e ambientais.

Durante a reunião os representantes das diversas comissões envolvidas trataram de pautas relacionadas à organização do evento como logística, infraestrutura, finanças, comunicação, acolhida, etc. Além disso, a Diocese de Bom Jesus apresentou um esboço de programação e uma visita aos diversos espaços que irão receber as atividades como os seminários, tenda do Santíssimo, memorial das romarias, tribuna livre e a celebração da Santa Missa.

“A reunião foi importante porque muita coisa dependia desse encontro presencial para alinharmos e definirmos junto à comissão regional alguns pontos. É um evento grandioso onde são esperadas milhares de pessoas, portanto, é necessário ouvir todas as sugestões a fim de que possamos realizar uma romaria organizada, segura e que possa oferecer o máximo de conforto e comodidade para os romeiros.”, destacou Dom Marcos Tavoni.
De acordo com o bispo de Picos, Dom Plínio José, a Romaria será um momento oportuno para discutir a temática da Ecologia Integral: “Tanto a Campanha da Fraternidade 2025 como a Romaria serão espaços importantes de discussão e aprofundamento da temática ambiental. E aqui em Bom Jesus, particularmente, nós estamos diante de uma realidade que exige a participação da Igreja para encontrarmos alternativas a um modelo de desenvolvimento econômico sustentável que não prejudique os recursos naturais nem interfira no futuro das gerações.”, falou.
O coordenador da Comissão Regional para a Ação Sociotransformadora, Hidelbrando Pires, comentou que a Romaria será de fundamental importância para sugerir e incentivar práticas mais sustentáveis que busquem minimizar os impactos ambientais: “Nós queremos com esta Romaria chamar a atenção de toda a sociedade para promover a conservação dos recursos naturais. Mas além disso, nós pretendemos atuar também para garantir os direitos dos segmentos mais vulneráveis e procurar oferecer condições dignas de sobrevivência a todos.”, disse.
A 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí será apresentada, simultaneamente à campanha da Fraternidade, em coletiva para a imprensa no dia 06 de março, na residência episcopal de Teresina. Estarão presentes os bispos do Regional Nordeste 4 e toda a Comissão Regional para a Ação Sociotransformadora.






