A arquidiocese de Manaus (AM) recebe, de 25 a 28 de setembro, 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). O encontro reuniu quase 400 comunicadores de todo o país, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. O evento tema “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade justa” propôs reflexão sobre o papel da comunicação como ferramenta de transformação social e seu compromisso com a Casa Comum.

Do Regional Nordeste 4 (Piauí) participaram 12 representantes de 5 dioceses do estado. Dentre eles, o bispo de Oeiras e membro da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, dom Edilson Nobre, padres, jornalistas e agentes de pastoral. Na programação, houve momentos de espiritualidade, formação sobre a temática da ecologia integral, convivência fraterna e imersão na cultura amazônica.

CLIQUE AQUI e leia a carta final do 14º Muticom

A mensagem final do 14º Muticom, expressa o compromisso assumido por comunicadores e comunicadoras de todo o Brasil diante do desafio de unir comunicação e ecologia integral. O texto ressalta que a experiência no solo amazônico foi um verdadeiro encontro em torno de Jesus Cristo, o “comunicador por excelência do Pai”, promovendo unidade na diversidade.

Às vésperas da COP 30 e celebrando os 10 anos da encíclica Laudato Si’, a carta reforça que comunicar a partir do “Evangelho da Criação” é uma resposta urgente à crise socioambiental. O texto também destaca que ouvir o clamor dos povos da Amazônia, que é o clamor de toda a humanidade, deve inspirar os comunicadores a fazerem ecoar a Boa-nova com esperança e coragem, em todos os meios, sejam analógicos ou digitais. A mensagem se encerra com uma prece para que Maria, Mãe da Amazônia, e São Francisco de Assis inspirem a construção de um mundo justo, fraterno e sustentável.