O Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) realizou a sua segunda reunião de avaliação de projetos no dia 31 de julho, quarta-feira, e aprovou 52 iniciativas para acessar recursos oriundos da Coleta Nacional de Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2024. O Conselho Gestor tem como missão discernir e decidir sobre a destinação dos recursos do FNS, supervisionando a sua administração, aplicação e prestação de contas.

No Regional Nordeste 4 (Piauí) mais um projeto foi aprovado para acessar os recursos do Fundo. Trata-se do Projeto ‘Talentos da Ilha de Santa Isabel’ da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na Diocese de Parnaíba, que vai receber R$ 20 mil do Fundo Nacional de Solidariedade. Na 1ª reunião de avaliação, um outro projeto da Diocese de Parnaíba havia sido aprovado. No total, os dois projetos aprovados no Piauí totalizam R$ 50 mil.
Mais informações
O edital do Fundo Nacional de Solidariedade define três eixos para a distribuição de recursos. Neste ano, o Eixo 1 está voltado para projetos de reconstrução do tecido social através de iniciativas de comunhão, reconciliação e fraternidade, capazes de estimular a cultura do encontro. Na primeira reunião, 16 projetos com essa proposta foram contemplados.
O Eixo 2 atenderá projetos de apoio e integração social de migrantes, refugiados e povos tradicionais. Dentre as iniciativas avaliadas, 7 foram aprovadas para este eixo.
Já o Eixo 3 é voltado para projetos de socorro emergencial aos mais vulneráveis da sociedade e de promoção e geração de emprego e renda. Na primeira avaliação, o Conselho Gestor escolheu 19 projetos deste eixo.