O bispo da Diocese de Floriano, Dom Júlio César Souza de Jesus, emitiu nota de esclarecimento, nesta quarta-feira (11 de setembro), sobre missas que estão sendo celebradas no Santuário Nossa Senhora da Guia, em Floriano. De acordo com o documento as celebrações não estão em comunhão com o Santo Padre o Papa Francisco, não possuindo qualquer vínculo com a Igreja Católica Apostólica Romana.

“Chamo também a atenção dos fiéis que estão em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana para a nota oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2011, esclarecendo que o uso de nomes, termos, símbolos e instruções próprias da Igreja Católica Apostólica Romana por outras denominações religiosas distintas da mesma, pode gerar equívocos e confusões entre os fiéis católicos”, diz um trecho do documento.
Ainda de acordo com a nota: “Os católicos que participem dos sacramentos nas igrejas que não estão em plena comunhão com o Papa podem incorrer no pecado de apostasia e estarão fora da comunhão com a Igreja até que façam penitência e busquem o sacramento da Confissão”.
Confira o documento na íntegra