A Diocese de Parnaíba realizou, neste sábado (25/01), sua pré-romaria numa preparação para a 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí, que vai acontecer nos dias 19 e 20 de junho, na cidade de Bom Jesus do Gurgueia. O evento terá como tema “Ecologia integral a serviço da vida” e lema “Com carinho preparastes essa terra para os pobres” (Sl. 67,11).
O processo de preparação para a Romaria da Terra e da Água envolve diversas etapas de mobilização e conscientização no Regional Nordeste 4. Um dos principais é peregrinação da cruz, que percorrerá as dioceses, passando por diversas cidades e comunidades. A cruz simboliza a caminhada de fé e o compromisso com os temas que serão abordados na Romaria.
Durante a peregrinação, são promovidos encontros e celebrações, incentivando a participação das comunidades nas reflexões sobre a preservação ambiental e a luta por uma sociedade mais justa e inclusiva. Na Diocese de Parnaíba, este momento foi realizado na cidade de Piripiri, que sediou a 15ª Romaria da Terra e da Água, em 2022.
Romeiros de várias cidades da Diocese de Parnaíba participaram do encontro, que contou com formação sobre a temática da romaria, assessorada pelo coordenador da Comissão Regional para a Ação Sociotransformadora, Hidelbrando Pires. Houve também momento de oração e a celebração da Santa Missa na matriz de Nossa Senhora dos Remédios e uma caminhada com a cruz peregrina pela Avenida Tomaz Rebelo.
O bispo de Parnaíba, dom Edivalter Andrade, destacou que as romarias da terra e da água trouxeram a dimensão da “Palavra” e da reflexão, focando no coletivo e na realidade das comunidades: “A conversão ecológica, proposta pelo Papa Francisco, é apresentada a todos nós nesta romaria como resposta à crise ambiental e social, incentivando uma mudança de postura por parte de toda a sociedade.”, falou.
Encerrando o evento, houve o envio da cruz para a Diocese de Campo Maior. O símbolo foi recepcionado pelos paroquianos do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Capitão de Campos. Ali, houve uma carreata com a cruz até a igreja matriz onde foi realizado um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Na manhã deste domingo (26), a cruz será recebida na catedral de Santo Antônio Aparecido e permanecerá na cidade de Campo Maior até o dia 31 de janeiro, quando será entregue para a Arquidiocese de Teresina.