A Diocese de Picos sediou, de 16 a 18 de maio de 2025, a Assembleia Regional do Conselho Missionário Regional (COMIRE), reunindo representantes das 8 dioceses que compõem o Regional Nordeste 4 da CNBB. O encontro aconteceu no Centro de Treinamento Diocesano (CTD), no bairro Catavento, em Picos (PI), com o tema “Missionários da Esperança” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

O evento teve como objetivo fortalecer a atuação missionária na região, promovendo a partilha de experiências entre os participantes e o alinhamento das ações a serem desenvolvidas ao longo do ano. Também buscou promover uma reflexão sobre olhar do espírito missionário de cada participante, motivando-os a serem protagonistas da missão em suas respectivas Dioceses.

Na programação, houve uma abordagem sobre o Programa Missionário Nacional (2019-2023), que passará por uma atualização e renovação. Participaram do encontro bispos, padres, seminaristas, religiosas dE vida consagrada e leigos engajados na missão evangelizadora.

Estiveram presentes o bispo de Picos, Dom Plínio José, e o bispo da Diocese de São Raimundo Nonato, Dom Ronilton Souza de Araújo, que também é referencial para a missão no Regional Nordeste 4. A assembleia contou com a assessoria do padre Tiago Camargo, da Arquidiocese de Porto Alegre, que atua como referencial para a Ação Missionária da CNBB e coordenador do Centro Cultural Missionário.

Em entrevista, Padre Tiago destacou a importância do encontro: “Ajudados pela mensagem do Papa Francisco para o 99º Dia Mundial das Missões, refletimos sobre esse tema: Missionários da Esperança e, com grande alegria, caminharmos juntos em comunhão e unidade”.

Dom Ronilton reforçou o caráter formativo e planejador da assembleia. “Todos os anos realizamos a Assembleia Regional do COMIRE para refletir, estudar, avaliar e programar. Este ano, com o tema Missionário da Esperança, queremos aprofundar essa missão”, afirmou.

Para Dom Plínio José, o momento foi propício para troca de vivências e renovação do compromisso missionário. “Foi um encontro que proporcionou conhecer a experiência das outras dioceses, porque a missão vem desde o tempo de Jesus. A dimensão missionária é a confirmação de que estamos comprometidos com o mandato de Jesus: Ide e fazei discípuloside e pregai o Evangelho”, destacou o bispo.