A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 4 promove, entre os dias 20 e 22 de março, na Diocese de Picos, o 3º Simpósio Regional da Pastoral Familiar. O encontro reunirá agentes da pastoral, lideranças e representantes das dioceses do Piauí para refletir e fortalecer a missão da Igreja junto às famílias.

Com o tema “Alegria do amor na família: 10 anos de vocação, santidade e encontro” e o lema “O amor jamais acabará” (1Cor 13), o simpósio propõe um momento de formação, espiritualidade e partilha de experiências pastorais, recordando também os dez anos da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, que inspira a ação da Igreja no cuidado e acompanhamento das famílias.

Entre os assessores convidados está o padre Rodolfo Chagas Pinho, assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, que contribuirá com reflexões sobre a missão da Pastoral Familiar na realidade atual e os desafios no acompanhamento das famílias à luz do Evangelho.

O bispo referencial da Comissão para a Vida e Família da CNBB no Regional Nordeste 4, Dom Ronilton Souza de Araújo, destacou a importância do encontro para fortalecer a caminhada pastoral nas dioceses do Piauí.

“Este simpósio é um momento de comunhão e formação para todos os que se dedicam à Pastoral Familiar. A família continua sendo um lugar privilegiado de vocação, de santidade e de encontro com Deus. Por isso, precisamos sempre renovar nosso compromisso de acompanhar e cuidar das famílias em suas realidades concretas”, afirmou o bispo.

O assessor do Setor Família do Regional Nordeste 4, padre Antônio Soares, ressaltou que o encontro também será um espaço de escuta e partilha entre as dioceses.

“Queremos que este simpósio seja um momento de renovação da missão da Pastoral Familiar em nosso regional. A partir da espiritualidade e da formação, buscamos fortalecer o trabalho das equipes que, nas paróquias e comunidades, caminham ao lado das famílias”, destacou.

Durante os três dias de programação, os participantes terão momentos de palestras, espiritualidade, partilha de experiências e celebrações, reforçando a missão evangelizadora da Pastoral Familiar no estado do Piauí. O simpósio pretende ainda incentivar o compromisso das comunidades e agentes pastorais com a promoção e defesa da família, recordando que, conforme afirma o lema do encontro, “o amor jamais acabará” (1Cor 13).