O arcebispo metropolitano de Teresina e membro da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom Juarez Marques Sousa da Silva, participou, nesta sexta-feira, dia 12 de abril, do Podcast CNBB, realizado pela equipe de comunicação da instituição, durante a 61ª Assembleia Geral, em Aparecida-SP. Na ocasião, ele falou sobre a temática da Iniciação a Vida Cristã e o Ministério de Catequista.
De acordo com Juarez, evangelizar se tornou um desafio num mundo influenciado por mudanças rápidas e profundas, onde o relativismo da fé e a inversão de valores cristãos são marcas cada vez mais presentes na Igreja e na sociedade, de uma forma geral. “Nós descuidamos da IVC porque pensávamos que ainda estivéssemos num tempo de cristandade, onde todos eram cristãos católicos, mas a fila andou e por causa disso, a missão dos catequistas se tornou cada vez mais exigente e desafiadora”, destacou.
Dom Juarez também salientou que diante de um mundo em constantes transformações e cada vez mais urbano, há uma urgente necessidade de reforma na vida da Igreja. “Essa reforma não pode ser entendida apenas como um salto quantitativo, mas é preciso que nossas comunidades voltem a beber da fonte original, Jesus Cristo. Ou nós bispos realizamos a evangelização como IVC ou não estamos cumprindo com nosso papel”, disse.
O arcebispo de Teresina participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB, que acontece de 1 a 19 de abril, no Santuário Nacional de Aparecida. Também estão presentes os demais bispos do Piauí, o administrador diocesano de Floriano e o secretário-executivo do Regional. A programação do evento conta com celebrações da santa missa, momentos de espiritualidade e sessões que tratam de diversos temas pertinentes a Igreja.