O Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Arquidiocese de Teresina realizaram o lançamento da 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí, nesta quinta-feira, dia 07 de março, em Teresina. O lançamento aconteceu na residência episcopal durante coletiva de imprensa com a presença de todos os bispos do Piauí.
Além dos bispos, participaram autoridades políticas e representantes da sociedade civil. A edição deste ano é inspirada em marcos importantes, como os 800 anos do “Cântico das Criaturas” de São Francisco de Assis, os 10 anos da Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, que alerta para a grave crise socioambiental e as ameaças à nossa casa comum, e a futura realização da COP 30, em Belém (PA).
Neste ano de 2025, a Igreja no Brasil propôs “Fraternidade e Ecologia Integral” como tema da Campanha da Fraternidade, inspirado na passagem bíblica “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí foi apresentada como gesto concreto da CF e também terá como tema “Ecologia integral a serviço da vida” e lema “Com carinho preparastes essa terra para os pobres” (Sl 67,11). O evento vai acontecer em Bom Jesus, nos dias 19 e 20 de julho.
Campanha da Fraternidade
O arcebispo de Teresina, dom Juarez Marques, destacou que a campanha visa sensibilizar a sociedade e as autoridades para o cuidado com o meio ambiente, alertando sobre os impactos que ameaçam a vida no planeta: “O período quaresmal é um momento propício para a reflexão e mudança de atitudes não apenas na fé, mas também na relação com a natureza. Ou nos convertemos, ou enfrentaremos um colapso universal. Não há um ‘plano B’ para o planeta, precisamos cuidar do que temos agora para garantir um futuro sustentável”, enfatizou.
A coleta nacional da solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, será realizada na solenidade do Domingo de Ramos, no dia 13 de abril. Neste dia, a arrecadação das paróquias em todo o Brasil será destinada para a CNBB, sendo 40% do arrecadado para o FNS e 60% para os fundos diocesanos. Os recursos serão distribuídos para amparar projetos sociais em todo o Brasil, que estejam em sintonia com a temática da campanha.
16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí
O bispo diocesano de Bom Jesus e coordenador da Romaria, dom Marcos Tavoni, ressaltou a importância de ampliar o olhar para além da Amazônia, destacando que o sul do Piauí também enfrenta desafios ambientais e sociais, especialmente devido à expansão do agronegócio. Entre as principais preocupações estão a contaminação do solo pelo uso de agrotóxicos, os impactos sobre os povos tradicionais e a necessidade de políticas públicas que garantam o desenvolvimento sustentável da região.
“O desenvolvimento não pode ocorrer à custa das pessoas. Precisamos de um equilíbrio entre economia, ecologia e justiça social. Temos reservas naturais essenciais que precisam ser protegidas. A região Sul do Piauí também enfrenta outros graves problemas como avanço das áreas de desertificação, aumento das temperaturas, desperdício e mau uso dos recursos naturais como a água, num estado que sofre com problemas de seca, etc.”, alertou.
Ao final da cerimônia, aconteceu a entrega da Cruz Peregrina, símbolo da Romaria, que está percorrendo as dioceses do Piauí em preparação para o evento. A cruz foi repassada para a Diocese de Picos, dando continuidade ao seu itinerário até a grande celebração em julho.