Após o Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade 2026, realizado entre os dias 25 e 28 de setembro, na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), os regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deram início às formações locais. O objetivo dos encontros é aprofundar o estudo do texto-base da Campanha e avaliar os desdobramentos da edição de 2025, fortalecendo a preparação para o próximo ano.
Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a Campanha da Fraternidade 2026 pretende promover, à luz da Boa-Nova do Reino de Deus e em espírito de conversão quaresmal, a moradia digna como prioridade e direito fundamental, junto aos demais bens e serviços essenciais à população.
O Regional Nordeste 4 realizou o seu repasse nos dias 28 e 29 de novembro no Seminário Maior do Sagrado Coração de Jesus, em Teresina. Participaram os articuladores e animadores da Campanha da Fraternidade nas dioceses, representantes de pastorais sociais como a Cáritas, CNLB, Pastoral da Juventude, Pastoral da Criança, Pascom, etc. O encontro foi assessorado pelo frei Marcelo Toyansk, membro da Articulação Nacional de Pastoral da Moradia e Favela na Igreja do Brasil.
De acordo com o assessor, o Brasil enfrenta um déficit habitacional de cerca de 6 milhões de moradias, além de 26 milhões de residências inadequadas: “São casas sem saneamento, superlotadas ou em estado precário. Essa situação exige conversão social e ações concretas para que todo ser humano tenha direito a um lar digno, em consonância com os ensinamentos da Igreja sobre a justiça social.”, disse.
O coordenador do Setor de Campanhas do Regional NE 4, professor José Neto, destacou que viver a verdadeira fé significa também agir pela justiça, transformando realidades: “Esta campanha nos motiva a cuidar do próximo, promovendo lares dignos para todos. Que este convite ecoe em cada comunidade, paróquia, família e coração cristão, para que a fraternidade se faça moradia de misericórdia e justiça.”, falou.
O gesto concreto coletivo será a Coleta Nacional da Solidariedade, marcada para 29 de março de 2026, que direcionará recursos a projetos sociais, promovendo o direito à habitação digna e fortalecendo a fraternidade na prática.






