Encerraram na noite desta quarta-feira (16), as festividades de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade de Piripiri, município pertencente ao território da Diocese de Parnaíba. Desde o dia 06, milhares de romeiros, vindos de diversas partes do Brasil e do mundo, estiveram em Piripiri para fazer suas homenagens à virgem Maria dos Remédios ‘tão boa’, como é popularmente conhecida.

Durante todo o dia, aconteceram celebrações da Santa Missa na igreja matriz. Em cada uma delas, os fiéis e devotos da Mãe de Jesus pagavam promessas e agradeciam por graças alcançadas. A última delas foi realizada às 16h, com a presença dos romeiros que já aguardavam a solene procissão de encerramento da festa. A imagem da padroeira de Piripiri percorreu as principais ruas da cidade e retornou para a matriz, onde aconteceu adoração ao Santíssimo Sacramento e a despedida da festa.

Dois bispos do Regional Nordeste 4 participaram das festividades. O bispo de Campo Maior, Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos celebrou a 7ª noite do novenário e destacou que o festejo de Nossa Senhora dos Remédios congregou paroquianos, visitantes e famílias numa rica experiência de fé: “A festa da padroeira de Piripiri é um grande retiro espiritual, fundamental no processo de evangelização porque resgata não somente a dimensão da fé, mas a do encontro, da confraternização e da cultura”, falou.
Já o bispo de Parnaíba, Dom Edivalter Andrade, em sua homilia na última noite da novena, reforçou que a cada ano a festa de Nossa Senhora dos Remédios consegue mobilizar mais devotos se firmando com uma das maiores manifestações de fé e religiosidade de todo o Piauí: “É primeira vez que eu participo como bispo de Parnaíba, e o que fica muito evidente é que a cada ano, mais pessoas vêm a Piripiri buscar o remédio de Maria, que cura, conforta e liberta”, destacou.

O pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, frei Antônio Leandro agradeceu à comunidade pelo empenho na organização da festa: “Foram muitas as equipes responsáveis pela concretização de tudo isso. Estamos imensamente satisfeitos e agradecidos pela contribuição de cada um. O resultado foi uma rica experiência de fé, que proporcionou um encontro com o Cristo de milhares de pessoas, gerando conversão e aproximação com Deus”, disse.
Patrimônio Cultural e Imaterial do Piauí
A procissão luminosa de Nossa Senhora dos Remédios, realizada no encerramento da festa, é considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Piauí. A oficialização aconteceu com a Lei Nº 7.582/2021, sancionada pelo governador Wellington Dias no dia 14 de setembro de 2021, e, publicada no Diário Oficial no dia 16 de outubro. O pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, Frei Leandro, reconhece a importância da sanção do projeto de lei apresentado em 2020 pela então deputada Jôve Oliveira Monteiro, hoje prefeita de Piripiri.
