O subsecretário adjunto de pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jânison de Sá, do Clero da Diocese de Propriá-SE assessorou a 34ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 4. O evento aconteceu de 26 a 28 de junho no Centro de Treinamento Padre Tony Batista, em Teresina, e teve como tema “Iniciação à Vida Cristã e Sinodalidade na Missão da Igreja no Piauí” e lema “Ensinai tudo que vos ordenei” (Cf. Mt 28,20).

Em sua formação, o assessor destacou que a a Iniciação à Vida Cristã constitui-se enquanto eixo unificador de toda a ação evangelizadora e pastoral da Igreja: “Ela é a bússola que deve direcionar os esforços de todos os cristãos na renovação pastoral. É o processo através do qual somos introduzidos no mistério de Jesus Cristo, fundamental para a formação da nossa identidade cristã”, disse.

Ainda de acordo com o assessor, a Iniciação à Vida Cristã pressupõe formação permanente dos discípulos e missionários de Jesus cristo para viver e anunciar a fé cristã no coração de toda a humanidade: “Para chegarmos a ser uma Igreja – casa da IVC, necessitamos de formação continuada com a comunidade, os ministros e catequistas. O diálogo e a escuta são fundamentais, portanto todos devemos estar abertos a ouvir, superar o desânimo, o cansaço e renovar a mentalidade para a construção de uma Igreja verdadeiramente missionária, a serviço de Reino”, falou.

Para o assessor, a IVC exige esforços e compromisso de todos os agentes pastorais no sentido de preservar a essência cristã e garantir uma vida pautada pela fé, pelos valores morais e pelo seguimento de Jesus Cristo: “As famílias perderam suas referências cristãs. Num mundo cada vez mais avesso à Igreja e ao Evangelho, a fé não é encarada mais como prioridade ou como necessidade. O que se percebe é que ela está ligada muito mais a uma convenção social do que ao propósito de uma espiritualidade cristã, fundamental para o nosso sustento e nossa salvação”, finalizou.