A Pastoral da Comunicação (Pascom) do Piauí realizou a sua Assembleia Regional, no dia 25 de outubro, na cidade de Oeiras. Estiveram presentes membros de coordenações e assessorias de comunicação diocesanas, além de agentes de pastoral. O encontro foi conduzido pelo bispo referencial para a Pascom, dom Edilson Soares Nobre, e teve na programação momentos de espiritualidade, formação, elaboração do calendário para 2026 e recomposição da coordenação regional.

Participantes da Assembleia Regional da Pascom.
Participantes da Assembleia Regional da Pascom.

Dom Edilson conduziu um momento formativo intitulado ‘Dinâmica da Comunicação da Igreja no Brasil – Onde se encaixa a Pascom?’, onde, à luz do Diretório de Comunicação, explicou a estruturação e a dinâmica da Comunicação da Igreja no Brasil: A nossa missão é a de utilizar os meios de comunicação para alcançar as diferentes realidades e fortalecer a ação evangelizadora promovendo a comunhão fraterna através da ética, da verdade e da dignidade humana à luz do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e da Doutrina Social da Igreja, disse.

Representações de 06 das 08 dioceses do regional estiveram presentes.
Representações de 06 das 08 dioceses do regional estiveram presentes.

Após este momento, houve ressonância do tema e confronto com as realidades vivenciadas pelas dioceses do Regional. Os coordenadores partilharam as experiências exitosas e os desafios em suas igrejas particulares e debateram alternativas para uma comunicação capaz de transformar vidas e iluminar caminhos, em sintonia com os apelos do Evangelho e dos documentos da Igreja.

Bispo referencial para a Pascom, Dom Edilson Soares Nobre, conduziu o encontro.
Bispo referencial para a Pascom, Dom Edilson Soares Nobre, conduziu o encontro.

De acordo com a coordenadora da Pascom na Arquidiocese de Teresina, Rafaella Fontenele, o grande desafio é otimizar as atividades da Pascom e focar em estratégias que superem a técnica e promovam uma espiritualidade capaz de transmitir o Evangelho de maneira clara e eficiente: Precisamos descontruir essa visão e mostrar que o nosso trabalho vai muito além, cuidando da mensagem e zelando pela evangelização, explicou.

Marcélia Najma, da Arquidiocese de Teresina, falou sobre o 14º Muticom.
Marcélia Najma, da Arquidiocese de Teresina, falou sobre o 14º Muticom.

Ainda na programação, houve um momento de partilha e reflexão sobre o 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação, realizado de 25 a 28 de setembro, em Manaus-AM, com o tema “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade justa”. Para a comunicadora Marcélia Najma, o evento foi uma oportunidade para a troca de experiências e para a renovação do compromisso com uma comunicação que transforma e humaniza: Foram dias de profunda imersão numa espiritualidade que nos animou e nos revestiu de esperança por um mundo mais justo, fraterno e cada vez mais sustentável”, comentou.

Em sua palestra ‘A virtude da resiliência como condição para o êxito da nossa missão’, o padre José Gildásio destacou que o desânimo e o cansaço precisam ser superados pela perseverança na oração e no cuidado consigo próprio e com os outros: Somente através da oração, iremos gerenciar o estresse e lidar com os problemas. É necessário reconstruirmos a nossa identidade e sermos mais tolerantes para lidar com o outro e com o que ele pensa. Também faz-se necessário investir no cuidado com a saúde física e mental e sempre colocar o Cristo como centro da nossa missão, disse.

Recomposição da coordenação regional da Pascom 

Após eleição, ficou definido o nome de Victor Spindola, da Diocese de Parnaíba, para coordenador; padre José Gildásio Sousa, da Diocese de Oeiras, para assessor pastoral; e Geiciane Ribeiro, da Diocese de Floriano, para secretária. A equipe contará com o suporte do assessor de comunicação do Regional, Ryan Andrade, da Diocese de Campo Maior.