O assessor da Comissão Episcopal Para a Juventude da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), padre Antônio Gomes de Medeiros Filho se reuniu com representantes da Pastoral Juvenil do Regional Nordeste 4. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (27), em Teresina, e contou com a participação de representantes de expressões juvenis das dioceses de Campo Maior e Picos.
O objetivo do encontro foi discutir o novo Plano Trienal da Pastoral Juvenil, preparado para o período de 2023 a 2025. O projeto intitulado “Ao Seu Lado” apresenta um novo plano de evangelização e está estruturado a partir de 4 eixos: “Formação” , “Vocação e missão” , “Estruturas de acompanhamento e assessoria” e “cidadania: casa comum e dignidade humana”.

Para o Pe. Antônio Ramos, o projeto tem o desejo de uma Igreja Juvenil sinodal, como o próprio Cristo fez com Emaús, caminhando ao lado dos discípulos, ouvindo-os e ensinando.
“A Pastoral Juvenil trabalha na grande unidade e sinodalidade, o que favorece toda a Igreja, O projeto ‘Ao Seu Lado’ considera que todas as expressões juvenis tramalhem juntas – lado a lado – em vista da grande missão de levar o Evangelho de Cristo a todos os jovens, levando em conta a diversidade e carisma de cada expressão, mas com a certeza de que juntos elas constroem essa linda unidade do anúncio de Jesus de que todos tenham vida e vida em abundância (cf 10,10)”, diz o assessor.

Conforme anunciado pela Igreja recentemente, “Desafios e luzes para a evangelização das juventudes no Brasil” será um dos temas prioritários na próxima Assembleia Geral da CNBB.


