Visando articular e mobilizar toda a Igreja para Campanha da Fraternidade 2025, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) NE 4 promoveu o Seminário Regional da CF. O evento foi realizado de 13 a 15 de dezembro, no Centro Guadalupe, em Teresina-PI e contou com a assessoria do padre Dario Bossi, que é membro da Comissão para a Ecologia Integral e Mineração da CNBB.

Com a participação de representantes das 8 dioceses do regional, o seminário ofereceu uma série de palestras e atividades formativas focadas no aprofundamento do tema e na preparação das ações de implementação da CF 2025 nas diversas realidades de cada igreja particular do Piauí. Em 2025, a CF terá como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, inspirado no lema bíblico “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31).

No primeiro dia do evento o coordenador regional do Fórum de Pastorais Sociais, Hidelbrando Pires, partilhou com os presentes alguns detalhes sobre a 16ª Romaria da Terra e da Água do Piauí. O evento vai acontecer nos dias 19 e 20 de julho de 2025, em Bom Jesus do Gurgueia, e também vai refletir sobre a temática da Ecologia Integral em consonância com a CF.

“2025 será um ano importante para chamarmos a atenção da Igreja, da sociedade e do poder público para a urgência da questão ambiental, sobretudo em razão das realidades que estamos enfrentando. Torna-se cada vez mais necessário a busca por um desenvolvimento sustentável, com o equilíbrio entre a economia, o bem estar social, condições de vida decentes para as pessoas e a preservação da natureza.”, destacou Hidelbrando.

A 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí terá como tema “Ecologia integral a serviço da vida” e lema “Com carinho preparastes essa terra para os pobres” (Sl 67,11). Além de estar em total sintonia com a Campanha da Fraternidade 2025, a Romaria também vai lembrar dos 10 anos da Carta Encíclica Laudato-Si, na qual o Papa Francisco propõe uma reflexão sobre a relação existente entre a humanidade e o planeta.

O padre Dario Bossi reforçou que os apelos por uma conversão ecológica propostos pelo Papa Francisco possibilitam estimular ações concretas para a superação da crise social e ambiental que assolam o planeta: “Essa conversão ecológica inclui a revisão de nossas relações com as pessoas, com os animais, com a natureza, com a toda a criação. Precisamos repensar estilos de vida, hábitos e ações que prejudicam a obra de Deus e comprometem a nossa existência.” defendeu.