“Serás liberto pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).
Caros irmãos e irmãs! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Neste tempo favorável em que nós Igreja vivenciamos a espiritualidade quaresmal somos chamados a viver um processo de conversão como fruto de nossa oração, jejum e caridade. Isto vai possibilitar-nos celebrar com alegria e leveza no coração a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, razão fundamental de nossa fé. Dentro deste contexto de busca da conversão nos é proposta a Campanha da Fraternidade que se constitui como oportunidade de reflexão e aprofundamento sobre uma temática específica a respeito do contexto socioeclesial brasileiro e tem como objetivo auxiliar os cristãos e cristãs a vivenciarem sua fé com ações concretas.
A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Igreja do Brasil, abraçada por todos os Bispos espalhados por este imenso país com proporção Continental.
Neste ano de 2019 o tema que estamos refletindo é “Fraternidade e Políticas Públicas”, com o lema “Serás liberto pelo direito e pela justiça (Is 1,27). O Objetivo Geral é: Estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade.
Este tema Fraternidade e Políticas Públicas está sendo desenvolvido nas diversas esferas da Igreja em âmbitos diocesano, setorial e paroquial, e seguimentos da sociedade. Escolas e entidades têm demonstrado interesse e atenção ao debate e estudo da temática, assim como têm se prontificado para firmar parcerias conosco em prol destes objetivos, o que para nós é muito gratificante.
Um dos gestos concretos que somos convidados a externar como sinal de solidariedade para com os mais pobres é a Coleta Nacional da Solidariedade, que ocorre no Domingo de Ramos. Esta coleta financia projetos locais e nacionais em consenso com a temática da Campanha. 60% desta Coleta é destinado à Diocese e 40% são encaminhados para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para financiar projetos que estejam em consonância com os objetivos da Campanha.
Na última reunião do Clero de Oeiras, realizada dia 12/03/2019, foi definido que os 60% que ficarão em nossa Diocese serão destinados à melhoria e equipamento de um imóvel existente em Oeiras (repassado recentemente da Fundação Dom Edilberto para a Diocese) com a finalidade de abrigar e apoiar as pastorais sociais da diocese, assim como os grupos populares que precisam de um lugar de referência. O espaço será muito útil para desenvolvermos projetos de políticas públicas que beneficiem as pessoas mais vulneráveis de nossas comunidades, especialmente os adolescentes e jovens.
Assim sendo, venho pedir o empenho de toda a comunidade católica (ou mesmo não católica) para garantirmos a materialização deste projeto através da generosidade da Coleta Nacional de Solidariedade (Domingo de Ramos) e de outras iniciativas pessoais ou grupais que possam agregar resultados concretos.
Concluo invocando a bênção de Deus e proteção de Nossa Senhora da Vitória para todos, homens e mulheres de boa vontade que ensinam com suas vidas o valor da partilha e da solidariedade.
Oeiras, 19 de março de 2019, Solenidade de São José.
.
Dom Edilson Soares Nobre
Bispo Diocesano de Oeiras