Com o tema “Cruz: palavra da Igreja em missão”, a comunidade católica é convidada a participar da festa da Exaltação da Santa Cruz, realizada anualmente no terceiro maior destino de romarias da região Nordeste: o Santuário de Santa Cruz dos Milagres.

exaltação da cruz

O momento integra a programação dos festejos da paróquia Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres, que acontece de 05 a 14 de setembro e reforça a alegria e devoção cristã, sobretudo do piauiense. O padre Valdiano Araújo, vigário paroquial e vice-reitor do Santuário, explica como foi escolhido o tema desse ano.

“Escolhemos esse tema baseados no documento da CNBB em que um dos eixos é a Palavra de Deus. E também fomos inspirados na carta de São Paulo aos Coríntios, que diz: ‘a linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que foram salvos é uma força divina’. Então, cruz e palavra para uma igreja em missão. Teremos missa às seis, às nove e às onze da manhã e à noite, às dezenove horas”,  convida o padre Valdiano.

Exaltação da Cruz.

A festa de exaltação da Cruz recorda a tradição da cruz encontrada por volta dos anos 300 em Jerusalém, a dedicação das Basílicas do Gólgota e do local do sepultamento e ressurreição de Jesus, onde a Igreja nos recorda que todos foram salvos por Jesus, que na cruz deu a sua vida por nós.

“Todos os crucificados da história podem encontrar em Jesus um sentido para sua dor, para seu sofrimento e suas lutas. E a Igreja quer nos encorajar hoje a doar a nossa vida por causas nobres, porque aquele que foi adiante de nós nos dá o testemunho e nos ajuda a compreender que, de fato, quem doa a sua vida ganha, e não perde. São João diz no seu Evangelho que Jesus foi exaltado na cruz e a Igreja preferiu essa dimensão bíblica e essa nomenclatura bíblica – exaltação – para dizer que a cruz foi como um trono de glória onde o rei da vida decretou vida para todos os seres humanos”, pontua o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito

A tradicional festa que já faz parte do calendário religioso do Estado e durante os 10 dias de festejos e novenário reúne milhares de romeiros em uma programação que inclui missas na igreja matriz e no Santuário, e celebração de acolhida das romarias com a Celebração da Cruz.

Por Flalrreta Alves

fonte:http://arquidiocesedeteresina.org.br