Realizou-se na segunda-feira, 29/11/2021, às 19 h, durante a Celebração Eucarística a criação canônica e instalação da Paróquia da Imaculada Conceição e posse do primeiro pároco Pe. Welson Barbosa, no município de Francisco Ayres – PI, nesta diocese de Oeiras.

A Celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Edilson Soares Nobre, concelebrada por uma representação de padres das dioceses Oeiras, de Floriano e da arquidiocese de Teresina e contou com a participação de religiosas, autoridades locais e um grande número de fieis vindos da comunidade local e das demais comunidades que integram a paróquia, além das caravanas de paróquias adjacentes.

 

Após a saudação inicial feita pelo bispo diocesano, o Pe. Kleyton Vieira da Silva, Chanceler da Cúria, proferiu a leitura do Decreto de Criação Canônica da Paróquia da Imaculada Conceição e da Provisão do novo Pároco, que por sua vez fez o juramento de Fidelidade perante o Bispo e a comunidade eclesial. Em seguida, Dom Edilson Nobre prosseguiu com o rito da benção da Igreja, incensando-a e aspergindo-a com água benta. A Celebração prosseguiu com o hino de louvor e Liturgia da Palavra.  Na sequência, o Padre Welson Barbosa, recebeu das mãos de Dom Edilson a Escritura Sagrada para ser proclamada.

Na homilia, Dom Edilson destacou alguns pontos que justificam a importância de uma paróquia no contexto sócio eclesial e a missão que compete ao sacerdote ao exercer a função de pároco como colaborador do bispo no múnus de ensinar, santificar e governar o povo de Deus assumindo a fisionomia do Cristo Bom Pastor.

Após a homilia, começou propriamente o rito de posse do novo pároco, onde o Pe. Welson Barbosa fez a renovação das promessas sacerdotais, perante o bispo e a comunidade, pelo fato de estar assumindo um novo ofício em nome da Igreja; recebeu das mãos de Dom Edilson Nobre a chave da Igreja, lembrando de que o pároco deve ser o facilitador do acesso das pessoas à casa que proporciona o encontro com Cristo. Foi conduzido ao Batistério no qual irá administrar o Sacramento do Batismo e, por Ele, muitos irão renascer e poderão, pela misericórdia de Deus, ingressar na Igreja, que é o seu povo de particular propriedade. Logo após, dirigiram-se ao Confessionário onde Jesus concede aos que estão oprimidos sob o peso dos seus pecados a graça de retornarem purificados no sangue redentor. Foi encaminhado até o sacrário onde fez um instante de silêncio e oração em prol dos fiéis a ele confiados, local de sempre adorar o Cristo lá presente. Na sequência, o Padre fez sua profissão de fé, seguida pelas preces.

Dando continuidade, Dom Edilson fez a benção do altar, lugar propício onde acontece a atualização do sacrifício de Cristo em prol do povo de Deus. A celebração seguiu o rito normal. No final da celebração, dirigiu-lhe a palavra a sra. Rakel Nascimento Silva, representando a comunidade católica Airense. Por fim, o Padre Welson Barbosa fez uso da palavra agradecendo a Deus a oportunidade da nova missão e prontificando-se a corresponder de forma digna e coerente o novo encargo que lhe foi confiado. Em seguida, Dom Edilson concluiu a cerimônia com a bênção final.

A Cerimônia seguiu todos os protocolos sanitários exigidos pela OMS para evitar a proliferação da COVID 19.

Leia o Decreto de criação da Paróquia da Imaculada Conceição:

DECRETO DE CRIAÇÃO CANÔNICA E INSTALAÇÃO DA PARÓQUIA  

DA IMACULADA CONCEIÇÃO – FRANCISCO AYRES

Considerando a necessidade de promover e assegurar o bem espiritual dos fiéis confiados a nossa solicitude pastoral, ouvindo o Colégio de Consultores, conforme o Cânon 515, § 1º e 2º do Código de Direito Canônico, DECRETAMOS, que fica criada a PARÓQUIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO, em Francisco Ayres – PI, desmembrada da Paróquia Senhora Sant’Ana, de Arraial – PI.

A Igreja Matriz da nova Paróquia será a atual Igreja da Imaculada Conceição, em Francisco Ayres – PI, localizada na Praça Alferes Matias, S/N – Centro, à qual, a partir desta data, competem todos os direitos de Igreja Paroquial, de acordo com as vigentes prescrições do Código de Direito Canônico.

A referida Paróquia será sediada na cidade de Francisco Ayres – PI, abrangendo todo o território do município de Francisco Ayres, com as seguintes delimitações de Pontos Cardeais: ao Norte, o município de Amarante – PI; ao Leste, os municípios de Arraial – PI e Cajazeiras – PI; ao Sul, os municípios de Nazaré – PI e Cajazeiras – PI; e ao Oeste os municípios de Amarante – PI, Floriano – PI e Nazaré – PI.

Seja a Paróquia estavelmente constituída como “comunidade de comunidades” e como comunidade de fiéis aos cuidados do Pároco, como seu pastor próprio, em comunhão com a autoridade diocesana, centro dinamizador da vida e da comunhão da Igreja, para a maior glória de Deus e bem dos fiéis.

O presente Decreto deverá ser lido publicamente na instalação da nova Paróquia, e serão enviadas cópias do mesmo aos Párocos das Paróquias limítrofes já mencionadas. Seja este decreto transcrito e registrado nos livros da Cúria Diocesana em Oeiras e da nova Paróquia sempre para constar.

De acordo com os cânones 535 e 537 do CIC, a Paróquia da Imaculada Conceição deverá ter além do carimbo oficial, os livros paroquiais, devidamente abertos e rubricados, a saber, do Tombo, de batismos, e de matrimônios, e organizar, no prazo máximo de 01 ano, os Conselhos Paroquiais de Pastoral (CPP) e o Conselho de Assuntos Econômicos e Administrativo (CAEA), caso estes ainda não existam.

Por fim, determinamos que lavre-se a Ata competente e seja registrada no livro Tombo da paróquia.

Dado e passado nesta cidade e Cúria Diocesana de Oeiras, aos vinte e nove dias do mês de novembro do ano de dois mil e vinte e um.

 

+Edilson Soares Nobre

Bispo de Oeiras

 

Pe. Kleyton Vieira da Silva

Chanceler da Cúria

 

Reg. no Livro de Decreto e Atos Administrativos

Livro nº 01  fls 33V

Cúria da Diocese de Oeiras

 

FOTOS: Leonardo Ferreira