O 2º dia do Mutirão Regional de Comunicação (Muticom) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 4 contou com uma vasta programação neste sábado, 02 de julho.

Logo pela manhã, aconteceu a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Giovani Mol e concelebrada pelo bispos da Diocese de Parnaíba e presidente da Comissão Regional NE 4 da CNBB, Dom Juarez Sousa da Silva; de Picos, Dom Plínio Luz e de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre.

Em seguida, houve a conferência ‘Um olhar comunicacional sobre o apostolado do Papa Francisco’, ministrada por Dom Joaquim Mol. Ainda pela manhã, aconteceu a primeira parte das oficinas temáticas na Escola Municipal Juarez Tapety.

Após o intervalo, os participantes participaram de uma 2ª conferência, com o tema ‘Cultura digital e midiatização: um novo modo de ser e viver em sociedade’, ministrada pelo coordenador nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), Marcus Tullius. Também à tarde, houve a continuação das oficinas temáticas, finalizando com apresentações culturais.

“É preciso investimentos em formação e qualificação para o uso adequado dos recursos da informação à serviço do bem comum. Devemos nos comprometer com uma comunicação de qualidade, inclusiva e comprometida com a comunidade. A boa comunicação está na raiz de uma igreja sinodal, que promove a cultura do encontro e acolhe, construída a partir do diálogo e, acima de tudo, da escuta”, destacou Marcus Tullius.

O Muticom encerra neste domingo, dia 03 de julho, com as conferências ‘Democratização, políticas de comunicação e suas implicações jurídicas’ e ‘Escutar com o ouvido do coração’, que serão ministradas pelo pe. Leandro, de Bom Jesus do Gurguéia, e Dom Edilson Soares, respectivamente. Haverá celebração de encerramento presidida por Dom Juarez Sousa da Silva.

Veja mais fotos deste segundo dia