O protagonismo do leigo dentro da Igreja é o tema principal da 28ª Assembleia Regional de Pastoral – CNBB Nordeste IV. O encontro, que foi aberto nessa quinta-feira (26/07) e vai até este sábado, dia (28), no Centro de Treinamento, Pe. Tony Batista, em Teresina – PI, propõe reflexões sobre os desafios dos cristãos leigos dentro da sociedade e no ambiente religioso.

Em sua fala de abertura, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Laudelino Augusto Azevedo, lembrou o empenho que o cristão deve ter com a sua comunidade paroquial. Laudelino ainda contextualizou que “o processo de preparação dos leigos passa por quatro características: espiritualidade, formação, identidade e evangelização. O desejo é transformar em prática toda teoria eclesial sobre os cristãos leigos, citada nos documentos da CNBB e dos Papas. É preciso conscientizar o povo de Deus a não somente estar, mas ser Igreja no mundo, e que ele configura a linha de frente da apresentação da Imagem de Deus na sociedade. Um exemplo claro é que ‘a Igreja é imagem terrena da Santíssima Trindade’ (CNBB. 105, Nº150)”.

Aprofundar este tema para Dom Edilson Nobre, bispo da Diocese de Oeiras, é trazer a reflexão o modo como a Igreja deve lidar com o leigo, principalmente no ambiente social. “A Igreja sem essa consciência sobre o papel do leigo na missão,  fica a desejar com o seu papel na sociedade. Então, quanto mais experimentamos detalhadamente este tema, do quanto o leigo tem esse papel decisivo, mais entendemos e vemos como agir para sermos uma Igreja acolhedora e missionária”, disse ele.

Participam da Assembleia, bispos, padres e leigos de todas as dioceses do Regional Nordeste IV.

Veja Também

35ª Assembleia Regional de Pastoral divulga mensagem ao povo de Deus do Piauí

Inspirado pelo tema “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2026-2032)” e pelo lema “Alarga o espaço da tua tenda” (Is 54,2), o documento convida as comunidades a renovarem o compromisso com a missão evangelizadora, fortalecendo a comunhão, a participação e a esperança diante dos desafios da Igreja e da sociedade.