A despedida do secretário executivo do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Ataan Nerson de Castro Brito, aconteceu na manhã desta terça-feira (28/01). O momento de despedida do padre Ataan contou com a presença do arcebispo de Teresina e presidente do regional, dom Juarez Marques; do novo secretário executivo, padre Francisco Genival; coordenadores regionais de pastorais e colaboradores da CNBB NE 4.
O coordenador da Comissão Regional para a Ação Sociotransformadora, Hidelbrando Pires, destacou que uma das principais marcas da gestão do padre Ataan foi a proximidade com as pastorais, movimentos e serviços: “Em todos estes anos como secretário executivo, o padre Ataan deixou o nosso regional com cara de CNBB. Em profunda comunhão e unidade com a Igreja no Brasil, ele conduziu os trabalhos com muito dinamismo pastoral, organização e eficácia.”, falou.
No seu discurso, dom Juarez reafirmou o reconhecimento e expressou gratidão pela imensa contribuição do padre Ataan: “Tive a honra de ter a minha Presidência nesta Província Eclesiástica compartilhada com o padre Ataan na função de secretário executivo. Parabenizo pela sua total doação, entrega e compromisso com os trabalhos pastorais aqui realizados, mas também pela sua organização e competência em administrar os recursos, os bens e o patrimônio da Igreja.”, disse.
O padre Ataan se despediu agradecendo aos bispos do regional e aos coordenadores e amigos com quem trabalhou nestes últimos anos: “Realmente creio que me foi dada uma grande oportunidade de crescimento. Quando a gente deixa uma missão e parte para outra, a gente leva coisas. E o que eu vou levar daqui é o rosto de vocês, o empenho e a coragem de contribuir com a construção do Reino de Deus. Peço desculpas se em algum momento, não pude corresponder às expectativas, mas tenham certeza que dei o meu melhor”, destacou.
A saída do padre Ataan da função de secretário executivo se deu em razão de um pedido feito pelo bispo de São Raimundo Nonato, dom Ronilton Souza de Araújo, ao Conselho Episcopal Regional (Conser), para que o padre retornasse à diocese a fim de realizar um trabalho pastoral em sua igreja de origem. O bispo nomeou o padre Ataan como pároco da catedral de São Raimundo Nonato, onde tomará posse, no próximo sábado, dia 01 de fevereiro, às 19h.