A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 4, por meio da Cáritas, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Comissão Justiça e Paz (CJP) vai promover, no próxima sexta-feira, dia 22 de agosto o Seminário Urgência Ambienta. O evento será realizado das 8h às 13h, no Centro Guadalupe, em Teresina.
De acordo com o coordenador da Comissão para a Ação Sociotransformadora e secretário regional da Cáritas, Hidelbrando Pires, o seminário foi pensado para possibilitar que as lideranças e assessorias do povo nos territórios, tenham contato direto com o texto dos Projetos de Lei que mudam a política ambiental em âmbito Federal e Estadual, conhecidos por PLs da devastação.
Foram convidados para o seminário representantes de secretarias do governo, parlamentares, Ministério Público, Defensorias Públicas, OAB, e outros órgãos fiscalizadores, com a intenção de ouvirem as reivindicações das lideranças nos territórios impactados por grandes projetos econômicos no Piauí.
A Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, a Comissão Pastoral da Terra do Piauí (CPT-PI) e o Coletivo de Povos e Comunidades Tradicionais do Sul do Piauí alertam para as violências sofridas pelas comunidades locais, bem como vêm pautando junto a elas a regularização fundiária para a minimização dos conflitos locais.