A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) NE 4 realizou, através da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) seu Encontro Regional com o tema Doutrina Social da Igreja e formação sacerdotal: aspectos da cultura digital. O evento foi realizado nos dias 19 e 20 de agosto, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina, e contou com a participação de bispos, padres, formadores e seminaristas.

De acordo com o presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) NE 4, padre Estêvão Prondi o objetivo do encontro foi reforçar a importância da necessidade de olhar a cultura digital com otimismo para utilizá-la de modo a favorecer a dignidade humana e o bem comum: “A Igreja precisa estar presente nestes espaços, portanto somos chamados a fazer das tecnologias e das mídis digitais um ambiente próprio de missão, preservando a cultura da escuta e da proximidade.”, falou.

O bispo de Floriano, Dom Júlio César apontou para a necessidade de uma formação presbiteral capaz de superar as polarizações religiosas e políticas para dar espaço à verdadeira doutrina social da Igreja: “Precisamos ter a preocupação de capacitar os futuros membros do clero para o uso ético, pastoral e coerente das mídias digitais. E isso se faz com uma convergência de saberes e de habilidades.”, enfatizou.

O arcebispo metropolitano, Dom Juarez, expressou gratidão à assessoria pela partilha de conhecimento e de saberes. Segundo ele, a contribuição de cada um suscitou uma reflexão profunda e necessária sobre o uso das ferramentas digitais na missão da Igreja: “Precisamos pensar nos desafios, as experiências positivas e as nossas limitações que precisamos considerar sobre o uso digital, à medida que avançamos com a esperança do Evangelho e a base das novas gerações na Igreja.”, sugeriu.

Durante o evento, ficou decidido que o próximo encontro da organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIV) acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto de 2026, também no Seminário Maior do Sagrado Coração de Jesus, em Teresina.

Veja Também

35ª Assembleia Regional de Pastoral divulga mensagem ao povo de Deus do Piauí

Inspirado pelo tema “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2026-2032)” e pelo lema “Alarga o espaço da tua tenda” (Is 54,2), o documento convida as comunidades a renovarem o compromisso com a missão evangelizadora, fortalecendo a comunhão, a participação e a esperança diante dos desafios da Igreja e da sociedade.