Celebrações nesta Quarta-feira de Cinzas marcam o lançamento da Campanha da Fraternidade nas dioceses do Piauí. Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8). As missas deste dia também marcam a abertura do Tempo Quaresmal na Igreja.

Nas redes sociais, alguns bispos do Piauí falaram sobre o tema proposta pela Igreja e pediram de toda a comunidade participação, empenho e envolvimento com a campanha. Confira o que disseram os bispos de Bom Jesus do Gurgueia, de Picos e de Oeiras.

O bispo de Bom Jesus do Gurgueia, Dom Marcos Tavoni, destacou que a temática proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é uma oportunidade para a vivência da fraternidade universal: “A Igreja no Brasil, através da CNBB, nos propõe a CF, que é o nosso gesto concreto, um convite à conversão e à caridade. Neste ano, vamos refletir a Amizade Social para superar os extremismos, as divisões e as ideologias. Voltemos nossos corações para o Senhor na esperança de construirmos um mundo melhor, onde todos tenham vida e vida em abundância”, disse.

Para o bispo de Picos, Dom Plínio Luz, a proposta da campanha é colocar a amizade social como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e a indiferença que marcam a sociedade: “Diante de tanto isolamento, radicalismos, conflitos e exclusão, a Igreja nos faz um convite para uma conversão espiritual, mas também social. Somente assim poderemos enxergar verdadeiramente o valor e a beleza da fraternidade humana, fortalecendo os vínculos e vivenciando a Quaresma conscientes de fé e de amor ao próximo”, falou.

Nas redes sociais, o bispo de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre reforçou que a CF requer envolvimento e participação ativa de toda a comunidade. Ainda de acordo com o bispo, a campanha nos possibilita ir ao encontro dos outros, sobretudo dos mais pobres e desassistidos: “Não negligenciemos a nossa participação. Sejamos todos protagonistas neste processo, através da prática da oração, da penitência e da caridade. Em busca desta caridade, a Igreja nos exorta a vivermos de modo ativo a CF para colaborarmos, de forma concreta, com iniciativas que visam a transformação da sociedade”, disse.

 

Veja Também

35ª Assembleia Regional de Pastoral divulga mensagem ao povo de Deus do Piauí

Inspirado pelo tema “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2026-2032)” e pelo lema “Alarga o espaço da tua tenda” (Is 54,2), o documento convida as comunidades a renovarem o compromisso com a missão evangelizadora, fortalecendo a comunhão, a participação e a esperança diante dos desafios da Igreja e da sociedade.