Iniciando a semana santa, a mais intensa semana para os cristãos católicos, a liturgia de domingo de Ramos foi celebrada pelos padres da Arquidiocese de Teresina em todas as paróquias, diaconias e áreas pastorais, acompanhada por muita devoção dos fiéis através de canais de comunicação como TV e redes sociais.

 

Em respeito às recomendações da CNBB e de autoridades de saúde e sanitárias, assim como os decretos do governo estadual e da prefeitura de Teresina, devido o isolamento social provocado pelo Novo Coronavírus a tradicional procissão de ramos não foi realizada. Os fiéis acolheram as orientações e sinalizaram as residências com os ramos de oliveira, bem como acompanharam as celebrações de casa.

 

A missa celebrada pelo Arcebispo Dom Jacinto Brito aconteceu às sete da manhã, direto da capela Nossa Senhora das Graças na residência episcopal e foi transmitida para toda a Arquidiocese através do Youtube, Facebook e canal de Tv aberta (Tv O Dia).

 

“Estamos celebrando uma semana santa bem diferente daquela que celebramos em anos anteriores. Esses ramos representam para nós esperança, representam a firmeza da nossa fé que aclama bendito o que vem em nome do Senhor. Jesus entrou em Jerusalém de uma maneira inesperada, porque a mentalidade era que o messias seria um tipo de rei glorioso, vencedor de batalhas, que viria com suas armas esmagar o inimigo terreno, mas ele entra no reio montado em seu jumentinho, símbolo da mansidão e da pequenez, e assim ele vai nos dizendo o caminho da nossa redenção, caminho da humildade. É tempo de se concentrar nele”’, disse Dom Jacinto durante a celebração.

 

Nas paróquias, a celebração aconteceu em horários diversos e contou com o apoio das equipes da Pastoral da Comunicação (Pascom), sendo transmitidas pelas redes sociais de cada igreja. Na paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, os padres destacam a emoção do momento.

 

“Foi uma experiência atípica, diferenciada, sem o povo na assembleia, mas percebemos a angustia dos fiéis em querer estar presentes, mas entendendo  necessidade de ficar em casa. Na minha visão de padre, foi uma celebração emocionante por perceber a participação dos fiéis através das redes sociais e através dos parceiros que nos ajudaram a transmitir, em especial a Pascom”’, declara o padre Adão Cruz, vigário paroquial.

  
Celebração na Paroquia de Santa Teresinha do Menino Jesus

 

Confira algumas imagens das celebrações de ontem nas paróquias, transmitidas pela internet:

-Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Morada Nova, Forania Sul II)

-Missa de Ramos da Paróquia São João Evangelista e São João Batista (matriz no bairro Parque Piauí) celebrada pelo Pároco André Luiz de Negreiros.

-Paróquia Cristo Libertador (Forania Sudeste)

-Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Forania Sudeste)

 

Por Flalrreta Alves – Arquidiocese de Teresina