O bispo diocesano, Dom Francisco de Assis, refletiu sobre vocações durante o 1º Simpósio Vocacional promovido pela Diocese de Campo Maior, neste sábado (25 de março). O evento teve com tema ‘Vocação: Graça e Missão’ e lema ‘Corações ardentes, pés a caminho’ (cf. Lc 24, 32-33) e contou com a participação de centenas de pessoas das mais diversas paróquias da diocese, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas e seminaristas.
Confira abaixo um trecho da reflexão de Dom Francisco sobre vocações
“Vocação não pode ser entendida como um projeto pessoal. Deus nos chama a servir coletivamente, colocando os nossos dons, manifestados pelo Espírito Santo, a serviço da comunidade. Como os discípulos de Emaús, sejamos comunidades vivas e dinâmicas, repletas de vocacionados para os mais diversos serviços e ministérios.
É preciso despertar uma consciência vocacional, portanto um compromisso em atender ao chamado de Deus com uma resposta de amor. Somente assim poderemos fazer dos nossos dons e carismas, uma ação generosa e concreta em favor dos outros, em favor da vida.
A missão da Igreja é formar discípulos e missionários de Jesus Cristo. Desejamos que o Ano Vocacional ajude cada pessoa a acolher o chamado de Jesus como graça e seja uma oportunidade para que mais corações sintam esse ardor missionário e que os pés se ponham a caminho, para uma Igreja.
Se não houver na base de cada vocação encontro com o salvador, a coisa não acontece. Escutar o chamado de Deus pressupõe um mergulho interior, um silenciar-se na Palavra e na Eucaristia, que nos convidam para um encontro com o Cristo. Ao tomarmos conhecimento dessa convocação, assumimos um compromisso de vida, de vida em comunidade, pois é nela que faremos frutificar a conversão, a justiça e a caridade”, disse.