A Diocese de Parnaíba vai promover, nos próximos dias 06 e 07 de agosto a II Assembleia Diocesana dos Coroinhas, no convento São Sebastião, em Parnaíba. Na ocasião, haverá formação de Liturgia com o padre Estevão Prondi, temáticas como a espiritualidade dos coroinhas e técnicas de liderança com o padre Francisco Café, orientações gerais aos coordenadores com o assessor padre James. Ainda na programação, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, eleição da nova coordenação diocesana e santa missa de encerramento, presidida pelo bispo de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva.

Encerrou no dia 01 de julho a 13ª Semana Arquidiocesana de Catequese, em Teresina. O evento teve por objetivo fortalecer o itinerário formativo dos agentes de catequese da Arquidiocese de Teresina. Esta edição teve como tema ‘Os 30 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica’. A semana contou com conferências que abordaram as 4 partes do Catecismo, conduzindo os participantes a uma verdadeira imersão catequética por meio das formações sobre a introdução geral do Catecismo, profissão da fé, celebração do ministério cristão, vida em Cristo e oração cristã.

A Pastoral da Juventude da Diocese de Floriano se reuniu entre os dias 1 e 2 de julho na Casa São João XXIII para a eleição da nova coordenação diocesana para o triênio 2022-2024. Foram eleitas Mariana Santos (coordenadora), Mary Jane (secretária), Cecília Maria (tesoureira) e irmã Francisca Lenice e irmã Jocielma (assessoria).

Aconteceu no dia 03 de julho a posse canônica do novo pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Bertolínia (Diocese de Floriano): padre Aldemar Pereira Lima. A celebração teve presidência do bispo diocesano de Floriano Dom Edivalter Andrade.

A Diocese de Floriano também promoveu, no dia 03 de julho, encontro de formação para catequistas no Regional São Paulo, que engloba os municípios de Nazaré do Piauí, São Francisco do Piauí e São José do Peixe). A formação contou com mais de 50 participantes e foi assessorada por Girlene Brito, coordenadora diocesana de Iniciação à Vida Cristã (IVC).

Em Oeiras, foi promovido, entre os dias 01 e 03 de julho, o 2º Mutirão Regional de Comunicação (Muticom). Centenas de comunicadores e agentes da Pastoral da Comunicação de todo o Piauí participaram de um encontro que reuniu grandes nomes da Comunicação no Brasil. Estiveram presentes o bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Mol, o jornalista, mestre doutor em Ciências da Comunicação Moisés Sbardelotto e o coordenador nacional da Pastoral da Comunicação, Marcus Tullius. O evento também contou com a presença do bispo de Parnaíba e presidente do Regional NE 4, Dom Juarez Sousa da Silva, e do bispo de Oeiras e membro da Comissão Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Edilson Soares Nobre.

A Diocese de Picos promoveu no dia 01 de julho dois eventos na Paróquia de São José em São José do Piauí: oração pela santificação do Clero e ordenação sacerdotal do diácono Francisco de Assis Lima.