Notícias do Regional

Catedral da Diocese de Campo Maior celebra seus 300 anos

IMG_20151112_103227228

Em virtude das comemorações dos 300 anos da catedral de campo maior, Santo Antônio, o bispo de Campo Maior, Dom Eduardo Zielsky, participou ontem, dia 12, de uma sessão solene na câmera legislativa do estado do piaui. Na ocasião estiveram presentes para compor a Sessão: Dom Eduardo Zielski (Bispo de Campo Maior-PI), Monsenhor Paulo Mateus (Pároco da Catedral de Santo Antônio), Natália Oliveira (Historiadora), Pe. Raimundo Duarte (Chanceler da Cúria diocesana de Campo Maior), Paulo Martins (Prefeito de Campo Maior-PI) e os deputados estaduais Aluísio Martins, Antônio Félix e Themístocles Filho.

O encerramento das atividades festivas dos 300 anos da catedral de campo maior se deu com a realização de uma missa campal, na noite do dia 12, em frente à catedral, que contou com a participação dos bispos do regional NE4 CNBB, e com os bispos do Maranhão, Dom José Belisário, arcebispo de São Luis, Dom João (Bispo de Zé Doca) e Dom Xavier (Bispo Emérito de Viana).

Dom José Belisário, que presidiu a celebração, agradeceu o convite de Dom Eduardo para presidir a missa e externou a sua enorme satisfação em participar dessa grande festa, pois antes de pertencer à diocese de campo maior a catedral de Santo Antônio pertencia a diocese, hoje Arquidiocese de São Luís. “É preciso preservar o passado. Nós temos que respeitar os que nos precederam! A memória é importante, e por isso é com muita alegria que hoje faço parte dessa comemoração que começou lá trás, há exatos 300 anos, finalizou.

IMG_20151112_200742790
Padre Duarte, coordenador da Pastoral da Comunicação do Regional NE4, fez o discurso final e agradeceu a todos os bispos, padres, leigos (as) que ajudaram nos últimos dias a realizar as atividades referentes aos 300 anos da igreja matriz de campo maior e ressaltou a importância que a catedral exerce para o desenvolvimento da região.

Ao final, Dom Eduardo Zielski (Bispo de Campo Maior) agradeceu ao Monsenhor Paulo e sua equipe e deu como lembrança uma das réplicas de Santo Antônio para Dom José Belisário: “Recebe como sinal de memória que estava aqui, e que, em nome deste grande santo, que é Franciscano, pregou pra nós e rezou conosco, muito obrigado”.

IMG_20151112_175720084

Instagram

Redes Sociais

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos!

Doação

BANCO DO BRASIL

AGENCIA: 3285

CONTA: 89624-1

Newsletter

Parceiros