Catequistas de todo o Nordeste se reúnem em Teresina, de 21 a 23 de julho, para o 4º Nordestão de Catequese. Com o tema “Catequese a serviço da IVC (Iniciação à Vida Cristã) numa Igreja Sinodal” e lema “Lançai vossas redes para a pesca” (Lc 5,4), o evento será promovido pelas Comissões Bíblico-Catequéticas de todos os Regionais do Nordeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Nordestão de Catequese é um evento que acontece de 3 em 3 anos, reunindo catequistas dos 5 Regionais da CNBB – NE 1 (Ceará), NE 2 (Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte), NE 3 (Bahia e Sergipe), NE 4 (Piauí) e NE 5 (Maranhão). A primeira edição aconteceu em 2013, em Maceió-AL; a segunda, em 2016, em Fortaleza-CE, e a terceira em 2019, em Aracaju-SE.

Cerca de 300 participantes, de 60 dioceses, estão inscritos para participarem das atividades que incluem conferências, palestras, oficinas temáticas, momentos de espiritualidade, celebrações e apresentações culturais. O evento será realizado no Centro de Formação da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Piauí (Fetag-PI), onde foi montada toda a estrutura para acolher o 4º Nordestão de Catequese.

É um evento preparado por muitas mãos e muitos corações. A missão da Igreja tem o seu ponto de partida na Catequese. É preciso acolher com disposição, criatividade e amor missionário uma Catequese de orientação catecumenal a serviço da IVC. Somente assim, conduzidos pelo Espírito Santos, poderemos voltar a beber da fonte do amor de Cristo e vivenciarmos todos a experiência das primeiras comunidades missionárias”, disse o arcebispo de Teresina, dom Juarez Marques Sousa da Silva, durante a cerimônia de lançamento.

De acordo com coordenador para Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste 4 (Piauí), padre Wagner Carvalho, este 4º Nordestão de Catequese será um espaço oportuno para convergir experiências adquiridas ao longo dos últimos anos e revelar um novo modo de ser e de caminhar juntos. Para o coordenador, este caminho será a base a partir da qual poderão ser lançadas as redes da evangelização e da conversão:

Qualificar a missão de catequizar exige de nós passar pela qualificação do ser catequista. Este 4º Nordestão de Catequese é uma oportunidade para obtermos informações diretas sobre os desafios da evangelização e também para buscar metas dentro das particularidades de cada região, visando construir uma Catequese de inspiração catecumenal a serviço da iniciação à vida cristã”, propôs.

Assessoram o 4º Nordestão de Catequese o padre Jânison de Sá (doutor em Teologia com concentração em catequética pela Pontifícia Universidade Salesiana em Roma, subsecretário adjunto de pastoral da CNBB e membro da Sociedade Brasileira de Catequetas) e o arcebispo de Olinda e Recife e 2º vice-presidente da CNBB, Dom Paulo Jackson.

A transmissão do evento será feita através do canal do Regional Nordeste 4 no You Tube e pela rádio Cultura de Picos. Também será possível acompanhar os principais momentos na página do Nordestão de Catequese no Instagram e nas redes sociais e no site do Regional Nordeste 4.

Confira a programação

Sexta-feira (21 de julho)

14h – chegada, acolhida e credenciamento

18h – jantar

19h30 – oração inicial

20h30 – 1ª conferência (Os desafios hodiernos da catequese e a escuta do Espírito numa igreja sinodal)

21h30 – encaminhamentos

Sábado (22 de julho)

06h – despertar

07h – Celebração eucarística

08h – café da manhã

08h45 – 2ª conferência (A catequese a serviço da iniciação à vida cristã: uma análise atual sobre a sua identidade e função

10h – ressonância da conferência

10h30 – intervalo

11h00 – 3ª conferência (A IVC como lugar de comunhão e participação à luz da palavra de Deus)

12h30 – almoço

14h – oração da tarde

14h30 – 4ª conferência (Lançai vossas redes para a pesca: um olhar prospectivo da Igreja na formação dos discípulos missionários de Jesus Cristo)

15h30 – coffe Break

16h – oficinas

17h45 – banho

19h – jantar e noite cultural

Domingo (23 de julho)

06h – despertar

07h – leitura orante da Palavra

08h – café da manhã

08h45 – momento dos Regionais

10h – plenária, compromisso dos Regionais e síntese dos assessores

11h – missa e celebração de envio

12h30 – almoço e encerramento