A participação dos bispos do Piauí (Regional Nordeste IV) da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), na Visita Ad Limina Apostolorum encerrou neste domingo, dia 15 de maio, com a cerimônia de canonização de oito santos, na Praça São Pedro, presidida pelo Santo Padre, o Papa Francisco.

Dentre os novos santos estão o carmelita Tito Brandsma, Maria Rivier e Charles de Foucauld.

Estiveram presentes todos os 8 bispos do Regional: Bispo da Diocese de Parnaíba e presidente do Regional Nordeste IV, Dom Juarez Sousa da Silva; vice-presidente do Regional Nordeste IV e bispo da Diocese de Campo Maior, Dom Francisco de Assis; secretário do Regional Nordeste IV e bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia, Dom Marcos Antonio Tavoni; arcebispo da Arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto Brito; bispo da Diocese de Floriano, Dom Edivalter Andrade; bispo da Diocese de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre; bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio Luz e o bispo de São Raimundo Nonato, Dom Eduardo Zielski.

Em sua homilia, o Papa Francisco destacou que os santos, hoje canonizados, abraçaram com alegria a missão que lhes foi confiada, condição essencial para assumir a santidade e merecer a glória dos altares:

“Os nossos companheiros de viagem, hoje canonizados, viveram assim a santidade: abraçando com entusiasmo a sua vocação, de sacerdote, de consagrada, de leigo, gastaram-se pelo Evangelho, descobriram uma alegria que não tem comparação e tornaram-se reflexos luminosos do Senhor na história”.

O presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Regional Nordeste IV e bispo de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva, fez uma avaliação do momento e destacou que Charles de Foucauld, um dos santos canonizados neste domingo, é um exemplo de santidade para a Igreja atual:

Excelente oportunidade para manifestar a nossa comunhão com a Igreja. Foi um verdadeiro momento de encontro, marcado pelo diálogo, partilha e escuta. Charles de Foucauld representa para nós um legado de espiritualidade, de abandono e confiança em Cristo, do desejo de viver numa Igreja para os pobres, marcada pela espiritualidade e pelo aconselhamento pastoral.

A Visita ad Limina iniciou no último dia 09 de maio e reuniu o episcopado do Piauí e do Ceará. 20 bispos dos dois estados participaram das atividades que incluíram visitas a uma série de departamentos da Cúria Romana (Dicastérios, Congregações, Conselhos e Comissões etc.), celebrações nas basílicas maiores (São Pedro, Santa Maria Maior, São Paulo Fora dos Muros e São João do Latrão) e um encontro com o Papa Francisco, que foi o ponto alto da Visita.