Ontem, 14, os padres da nossa diocese, juntamente com Dom Juarez Sousa, celebraram a Missa de Encerramento do Retiro do Clero. O encontro teve início na última segunda-feira, dia 11, no Convento São Sebastião, em Parnaíba.

A espiritualidade contou com a participação e assessoria do Pe. Clóvis Hernandes, reitor do Seminário de Teologia São João XXIII, da diocese de Umuarama (PR).

O retiro clerical é uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros, reforçar a unidade com seu bispo, e principalmente ter um encontro pessoal com Jesus Cristo: Sacerdote dos sacerdotes.

Reunião de abertura do Retiro. Foto: Marcos Santos

A espiritualidade adotada foi a metodologia inaciana. Pe. Clóvis explicou que este processo é baseado no encontro com Deus por meio do sliêncio. “Para fazer um retiro é necessário que haja disposições interiores, tais como, silêncio, meditação, oração pessoal e entrega para uma revisão de vida, que no caso dos presbíteros diz respeito à renovação do compromisso ministerial assumido no dia da ordenação presbiteral”, contou.

“Os presbíteros são chamados a estarem atentos às necessidades dos mais pobres, comprometidos na defesa dos direitos dos mais fracos e os  promotores da cultura da solidariedade” (Estudos da CNBB – 104, n. 176).

Um presbítero segundo o coração de Cristo é  servo de todos. Assim, o padre será sempre um dom para a comunidade à qual serve e cada vez mais, aquele que se coloca como o Mestre e lava os pés dos discípulos para dar o exemplo (Estudos da CNBB – 104, n. 177).

Encerramento do Retiro do Clero diocesano. Foto: Marcos Santos