A cada ano, o Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil (CNBB) com a Edições CNBB produzem e preparam uma série de subsídios para diferentes públicos com o objetivo de promover, a partir de diferentes realidades, a reflexão e a ações propostas em torno da Campanha da Fraternidade. Estes subsídios são agrupados no Manual da CF 2022.

Este ano, com tema “Fraternidade e Educação” não é diferente. A organização do material, feita sempre com um ano de antecedência por especialistas em diferentes áreas (Bíblia, catequese, criança e adolescentes, juventude, família, educação, etc), revela o cuidado e a organização da CNBB para oferecer um material de qualidade para subsidiar o trabalho das comunidades e de lideranças pastorais da Igreja no Brasil.

É importante ressaltar que nas orientações práticas, todas as publicações recomendam o cuidado em função da pandemia da Covid-19. A orientação é, onde for necessário, adaptar os encontros para serem realizados em plataformas virtuais. “O nosso primeiro compromisso é com o cuidado e a defesa da vida”, reforça o secretário-executivo das Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista.

Confira abaixo o conjunto de publicações que integram o Manual da CF 2022, publicação que tem 416 páginas. Você e sua comunidade podem adquirir o Manual completo ou adquirir, junto ao site da Edições CNBB, as publicações separadas. O destaque deste ano fica por conta das publicações direcionadas para serem abordadas em espaços e contextos educacionais do Ensino Fundamental ao Superior.

1 – Texto-base 
Trata-se da publicação que aprofunda, à luz da fé, da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja, o tema central da Campanha da Fraternidade, neste ano o tema da educação.

2 – Fraternidade Viva 
O subsídio produzido pelo Movimento de Educação de Base (Meb) e pela Cáritas Brasileira  tem o propósito de oferecer às comunidades, grupos e instituições mais uma possibilidade de compartilhar experiências, reflexões e momentos orantes a partir do tema “Fraternidade e Educação”. O material possui 4 roteiros para serem realizados nas comunidades.

3 – Encontros Catequéticos para crianças e adolescentes
Elaborado pela Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da CNBB, o subsídio propõe dois roteiros para encontros com as crianças e dois voltados para os adolescentes.

4 – Jovens na CF
Elaborado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, sob a supervisão da irmã Valéria Andrade Leal, o subsídio propõe quatro roteiros para serem realizados com a juventude nos diferentes espaços. Um deles aborda o tema “Educação e Projeto de Vida”.

5 – Círculos Bíblicos
Elaborado pela Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da CNBB, os cinco encontros são focados na pessoa de Jesus Cristo, como mestre e educador.

6 – Via Sacra
Proposta elaborada pelo padre Patriky Samuel Batista e André Cardozo Dalló, propõe um roteiro para vivenciar as 15 estações nas quais acompanha-se os passos do Divino Mestre do calvário à Ressurreição.

7 – Vigília Eucarística e Celebração da Misericórdia
Com autoria do padre Leonardo José de Souza Pinheiro e Mariana Aparecida Venâncio o material organiza os passos e momentos da Vigília Eucarística e da Celebração da Misericórdia.

8 – Ensino Fundamental (Anos iniciais – 1º ao 5 ano)
A publicação propõe sei roteiros a serem desenvolvidos com alunos, sendo o sexto roteiro específico para educadores. Os temas são Educação e Fraternidade, A família: lugar de aprendizagem, A Escola: espaço de sabedoria, Educar para o Humanismo e a Solidariedade, Valorizar nossos educadores, Nossa missão é educar.

9 – Ensino Fundamental (Anos finais – 6º ao 9º ano)
A publicação propõe os mesmos temas dos anos iniciais do ensino fundamental, mas com aprofundamento voltado para o público dos anos finais do 6º ao 9º ano.

10 – Ensino Médio
Mantém os mesmos temas do Ensino Fundamental (Educação e Fraternidade, A família: lugar de aprendizagem, A Escola: espaço de sabedoria, Educar para o Humanismo e a Solidariedade, Valorizar nossos educadores, Nossa missão é educar) mas com roteiros de aprofundamento adaptados à realidade do ensino médio.

11 – Ensino Superior
Elaborado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, o subsídio propõe encontros para refletir sobre a realidade das políticas públicas voltadas para o ensino superior, com temas como a inclusão de pessoas com deficiência nas universidades, saúde mental, novas tecnologias e novas práticas no ensino superior.

12 – Famílias na CF
O subsídio propõe cinco encontros de oração e reflexão para serem desenvolvidos no âmbito das famílias.

Como adquirir o seu:

O Manual da CF 2022 ou cada uma destas publicações, em separado, podem ser adquiridos no site da Edições CNBB. No site é possível encontrar também outros produtos relacionados à CF 2022.

Tags:

Veja Também