Nos próximos dias 26 e 27 acontece a 23ª reunião ordinária do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a primeira do ano, na sede provisória da entidade em Brasília (DF).

Segundo o estatuto da entidade, cabe ao Conselho, constituído pela presidência da CNBB e os bispos que presidem as Comissões Episcopais Pastorais, promover a pastoral orgânica da Igreja, em âmbito nacional e também operar como um órgão executivo das decisões pastorais da Assembleia Geral e do Conselho Permanente.

Na pauta, os bispos vão aprofundar a análise da conjuntura brasileira e a Campanha da Fraternidade 2020, cujo tema é Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso.  Durante a reunião, também haverá o comunicado da ação que vem desenvolvendo as Comissões Episcopais Pastorais, momento em que cada uma apresentará as atribuições aprovadas na última Assembleia Geral da CNBB, realizada em abril de 2018. O objetivo é também levar a informação para a próxima reunião do Conselho Permanente da CNBB.

Parte da reunião também será dedicada a avaliação do orçamento das Comissões para 2019. Em momento oportuno, os presidentes das Comissões terão a oportunidade de conversar com seus respectivos assessores.