As principais decisões da 59ª Assembleia Geral da CNBB foram pauta da última coletiva de imprensa na tarde da sexta-feira, 2 de setembro. O bispo de Parnaíba e presidente do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Juarez Sousa da Silva falou sobre a experiência de participar da Assembleia.

O presidente do Regional ressaltou que os bispos ficaram 3 anos sem um encontro presencial em razão da pandemia da Covid-19 e, por esta razão, esta segunda etapa da 59ª Assembleia ganhou uma dimensão ainda maior para o episcopado piauiense.

A grande marca desta assembleia foi essa atmosfera de 70 anos da CNBB, que teve como grande mentor Dom Hélder Câmara, e, daí pra cá, tem feito uma história muito bonita. História essa marcada pela comunhão e missão realizada na Igreja no Brasil, em todas as Dioceses.

Dom Juarez também reiterou sobre a continuidade dos planos pastorais até 2025, a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil em vigor:

Este ano a temática central foi sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Como sabemos, em 2019, elaboramos as diretrizes, que deveriam ser aplicadas até 2023. Mas, com essa situação da pandemia, alguns aspectos tiveram de ser reencaminhados, portanto, a nossa decisão é que as diretrizes atuais devem valer até 2025, e, a partir daí, serem acrescidas com os resultados do Sínodo dos Bispos e também do Magistério do Papa Francisco, nesses últimos anos e daqui até 2025. Iremos prosseguir com nossos planos pastorais diocesanos, conforme tínhamos planejado desde 2019.

Finalizando, Dom Juarez fez uma menção às eleições gerais no Brasil, em um ambiente mundial e regional de muitas tensões, além da erosão da democracia:

Que Deus nos abençoe neste ano de eleições para que possamos votar com muita sabedoria, em favor da vida e da vida em plenitude. Não nos esqueçamos que esta vida passa pelo anúncio do reino de Deus, pela justiça social, respeito e a promoção da paz e da fraternidade.

Confira no vídeo abaixo a íntegra da mensagem de Dom Juarez por ocasião da 59ª Assembleia Geral da CNBB