Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Pastoral da Comunicação da Diocese de Oeiras promoveu, no último sábado (02), formação para os correspondentes paroquiais e agentes da pastoral. O encontro aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral e tratou sobre as transmissões ao vivo de celebrações. Estiveram presentes padres, religiosos e agentes da Pastoral da Comunicação de todos os setores da Diocese.

O bispo diocesano de Oeiras, Dom Edilson Nobre, conduziu o evento com uma conferência sobre Comunicação e Liturgia explorando os principais pontos que o agente da Pascom deve observar ao fazer a transmissão da Santa Missa: “Nas paróquias não há profissionais para este tipo de trabalho, mas leigos que auxiliam a levar o anúncio do Evangelho aos que não podem estar presencialmente na celebração”, disse.

Dom Edilson também reforçou quantos aos cuidados que precisam ser observados durante a transmissão de uma missa, por parte dos agentes da Pascom: “A Santa Missa não é um evento qualquer, não é um show, não é um espetáculo. Em razão disso, é necessário ter uma postura adequada e respeitosa. A transmissão é a oportunidade de levar a boa nova de Jesus a quem não está na igreja e necessita ser parte da comunhão, mesmo que à distância”, destacou.

Além disso, Dom Edilson falou sobre o Muticom (Mutirão Brasileiro de Comunicação), que acontecerá em Oeiras, de 1 a 3 de julho deste ano, e contará com a presença de agentes da Pascom de vários lugares, com oficinas e palestras, visando profissionalizar o trabalho dos agentes da pastoral.

A segunda conferência foi proferida pelo jornalista e agente da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Teresina, Emanoel Ramos, que explorou a temática, dando orientações e dicas de equipamentos, aplicativos e técnicas que facilitam o trabalho de transmissão nas igrejas.

Ainda na oportunidade, foi apresentada a nova identidade visual da Pastoral da Comunicação da Diocese de Oeiras, em consonância com a @pascombrasil. O encontro de formação encerrou com sorteios de brindes entre os participantes e o anúncio de um retiro de formação para os agentes da Pascom, no próximo dia 30 de abril, em Oeiras.

Ryan Andrade – Setor de Comunicação CNBB Regional Nordeste IV e Fábio Medeiros – agente da Pascom da Diocese de Oeiras