O bispo da Diocese de Oeiras, referencial para as comunicações no Regional Nordeste 4 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Edilson Soares Nobre, usou as redes sociais para mandar uma mensagem por ocasião do 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado neste domingo (29) da Ascenção do Senhor.

Em sua mensagem, Dom Edilson, reforça que o processo de comunicação deve acontecer através do diálogo, sendo essencial, portanto, o saber ouvir. ‘Escutar com o ouvido do coração’ é o tema deste Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Como comunicadores precisamos estar atentos. Todos nós somos comunicadores do Evangelho, porque, na verdade evangelizar é comunicar, mas o Santo Padre nos interpela para que esta ação evangelizadora aconteça dentro de um processo de atenção, para que em nossas relações saibamos, de fato, escutar. Não escutar de qualquer jeito, não apenas pela audição, mas, sobretudo, com o coração, diz.

Ainda de acordo com o bispo, a comunicação não gira apenas em torno da apuração de fatos, produção e divulgação de conteúdo informativo através das mídias, mas da consciência de que somos comunicadores do mistério do amor de Deus:

Precisamos crescer na arte de comunicar. Todos nós, evangelizadores, devemos nos sentir comunicadores do Evangelho, dos ensinamentos da Igreja e de tudo aquilo que se encontra nas Sagradas Escrituras. A escuta é indispensável, é o principal ingrediente do diálogo, essencial para uma boa comunicação. Somente através da escuta é que seremos capazes de assumir o compromisso de sermos anunciadores da paz, da justiça e do amor, completa.