O Conselho Episcopal do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) solicitou à Santa Sé Apostólica a criação de uma nova circunscrição eclesiástica no Piauí com sede na cidade de Água Branca. Os bispos divulgaram uma carta a todo o Povo de Deus da Província Eclesiástica de Teresina, que reúne as 8 arqui/dioceses do Regional, sobre o assunto.

Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, matriz de Água Branca.
Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, matriz de Água Branca.

A nova diocese deverá ser criada a partir do desmembramento de parte do atual território da Arquidiocese de Teresina e terá sede em Água Branca, sendo composta por 30 municípios e uma população de cerca de 250 mil pessoas. A proposta de criação da nova diocese foi aprovada no dia 24 de julho de 2024 pelo Colégio de Consultores da Arquidiocese de Teresina e pelo Conselho Presbiteral no dia 04 de setembro de 2024.

Depois disso, constituiu-se uma Comissão para a elaboração do projeto, que foi aprovado pela Presidência da CNBB e encaminhado à Nunciatura Apostólica. Em seguida, o projeto foi enviado ao Vaticano e aguarda decisão do Santo Padre o Papa Francisco. Durante a reunião do Conser, em Teresina, que acontece de 06 a 08 de março no Centro de Treinamento Padre Tony Batista, os bispos escreveram uma carta e autorizaram a sua divulgação.

Confira na íntegra.

PROCESSO DE CRIAÇÃO DA DIOCESE DE ÁGUA BRANCA, SOB O PATROCÍNIO DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO, SUFRAGÂNEA DA ARQUIDIOCESE DE TERESINA-PI.

MENSAGEM AOS PRESBÍTEROS, RELIGIOSOS E RELIGIOSAS, LEIGOS E
LEIGAS E TODO O POVO DE DEUS DO PIAUÍ.
QUERIDOS IRMÃOS E IRMÃS,

“O Reino dos céus e como um grão de mostarda que um alguém pegou e semeou no seu campo. crescendo, tornou-se uma grande árvore, de sorte que os pássaros do céu ali fazem os seus ninhos” (cf. Mt 13, 31-33).

Peregrinos de Esperança neste Ano Jubilar e solícitos pelo “bem espiritual dos fiéis confiados a seus cuidados” (Cân. 383), e sempre atentos ao crescimento do rebanho do Senhor, nós, bispos da Província Eclesiástica de Teresina e Conser (Conselho Episcopal Regional) – Regional Nordeste 4 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) reunidos na primeira reunião anual para avaliar e programar a ação evangelizadora nas dioceses do Piauí, reconhecemos diante dos atuais e complexos desafios que se apresentam à evangelização, a necessidade de reorganizar a configuração eclesial da nossa Província Eclesiástica para que o anúncio do Evangelho de Cristo chegue com proveito e força a toda criatura (cf Mc 16,15), cresça o amor a Jesus Cristo e a fé n’Ele como nosso único Salvador, formando discípulos(as) e fortalecendo comunidades eclesiais missionárias (DGAE 2019-2023 n. 08), em vista do Reino
de Deus.

Tendo implorado as luzes do Espírito Santo, achamos por bem e aprovamos, no dia 16 de novembro de 2023, a proposta de ereção, constituição e criação de uma nova diocese com sede na cidade de Água Branca-PI, por ser este um município estrategicamente bem localizado, além de ser um polo unificador da força de várias outras unidades pastorais ornadas de ministérios e carismas, de um laicato forte, comprometido e atuante, cuja proximidade proporciona um multiforme e rico mosaico eclesial de comunhão, participação e aberto à missão (cf. Cân. 781).

A futura diocese de Água Branca será composta por 30 municípios, uma extensão de 19.632 km2 e uma população de 236.506 habitantes (IBGE 2022), cujo território geográfico e eclesial será desmembrado do território da Arquidiocese de Teresina-PI.

Em âmbito arquidiocesano, a proposta da criação da nova diocese de Água Branca foi aprovada por unanimidade pelo Colégio dos Consultores da Arquidiocese de Teresina-PI, no dia 24 de julho de 2024 e pelo Conselho Presbiteral, no dia 04 de setembro do mesmo ano. Em seguida foi constituída uma Comissão de elaboração do projeto de Criação da Diocese de Água Branca. O projeto foi elaborado e foi apresentado pelo Arcebispo, Dom Juarez, à presidência da CNBB, que o aprovou no dia 20 de fevereiro pp. e em seguida encaminhado, através da Nunciatura Apostólica no Brasil, para aprovação do santo padre, o Papa.

Neste ano jubilar, “marcados pela esperança” (cf. Rm 5,5) compartilhamos com todo o povo de Deus o desejo do nosso coração de pastores da criação da Diocese de Água Branca-PI, sob o patrocínio de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na província Eclesiástica de Teresina – PI do Regional Nordeste 4 da CNBB. Conclamamos a todos os homens e mulheres de boa vontade para nos unirmos em prece e, insistentemente, elevar unânimes ao Pai, pelo Filho, no Espirito Santo, por intercessão de Nossa Senhora da Vitória, padroeira do Piauí, a fragrância de nossas orações pela realização desse projeto.

Seguem assinaturas dos Bispos:

Dom Juarez Marques Sousa da Silva (Arcebispo Metropolitano de Teresina e
Presidente do Regional Nordeste 4 da CNBB)

Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, CSsR (Bispo de Campo Maior)

Dom Edilson Soares Nobre (Bispo de Oeiras)

Dom Edivalter Andrade (Bispo de Parnaíba)

Dom Plínio José Luz da Silva (Bispo de Picos)

Dom Ronilton Souza de Araújo, SCJ (Bispo de São Raimundo Nonato)

Dom Júlio César Souza de Jesus (Bispo de Floriano)

Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho (Arcebispo Emérito de Teresina)

Dom Marcos Antônio Tavoni (Bispo de Bom Jesus do Gurgueia)

Dom Alfredo Schaffler (Bispo Emérito de Parnaíba)

CONSER – CARTA-1_page-0001