Inspirados pelo tema “Mãe da Vitória e São José compadecei-vos de vossos filhos” e lema: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe” (cf. Mt 2,13), realizou-se neste domingo, 15/08/2021, a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora e a festa de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da Diocese de Oeiras e do Piauí. A Missa Solene das 9 h, foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Edilson Nobre e concelebrada pelos padres Possidônio Júnior, José Francisco e Jonh Elves e pelos seminaristas da Diocese de Oeiras. Na assembleia apenas 30% da capacidade do Templo e seguindo todos os protocolos da OMS, a missa foi transmitida pelos principais veículos oficiais de comunicação da paróquia da Vitória, onde centenas de fieis acompanharam de suas residências, fazendo de sua casa uma igreja doméstica.

Na reflexão, o bispo da Diocese de Oeiras, Dom Edilson Nobre afirma que “Maria crer em Deus e prever o futuro, mesmo se o presente parece tudo o contrário e tudo diverso. Por isso Maria é bendita entre todas as mulheres. E Jesus quis que fosse ela, a Mãe, a condividir primeiro a vida nova em plenitude. Por isso Maria subiu ao céu. A assunção de Maria torna-se para nós um convite a renovar a fé na vida eterna e a fé na fidelidade de Deus. Que o Senhor pleno de amor e de misericórdia nos ajude para que nunca nos falte a fé e que, a exemplo da Virgem Maria, a Senhora da Vitória, testemunhemos nossa adesão a Nosso Senhor Jesus Cristo com prontidão, constância e coragem. Assim como Nossa Senhora, com os pés firmes na estrada da Vida, possamos dizer: “Eis a escrava do Senhor! Faça-se em mim segundo a sua vontade! ”, destacou Dom Edilson.

Desde o dia 05 até 15 de agosto os fieis devotos prepararam-se para celebrar a festa da padroeira através das missas – novenas, às 19h, celebradas no Adro da Igreja Catedral e por conta do atual contexto pandêmico, transmitidas pelas mídias sociais da Paróquia

Às 18 h aconteceu a carreata solidária com a imagem da Mãe da Vitória, percorrendo as ruas do Centro Histórico, bairro do Rosário e Oeiras – nova, retornando para a Igreja Catedral onde aconteceu a Missa de encerramento do festejo de Nossa Senhora da Vitória.

Fotos : facebook Dom Edilson Nobre e Ceiça Campos Barroso