Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

 

Em parceria como Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí, a Diocese de Oeiras, por meio da Escola Missionária Discípulos de Emaús, realizou a conclusão do curso de formação para Catequistas e Agentes de Pastorais no período de 15 a 25 de julho. A Emide, como é conhecida, é um instrumento de formação dos leigos (as) da Diocese, que tem como objetivo “Promover a formação permanente e sistemática de Catequistas e Agentes de Pastorais nos aspectos epistemológicos e metodológicos à luz da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja para que possam dinamizar uma ação evangelizadora, que “pense” a formação de “cristãos” adultos, discípulos missionários maduros na fé, inseridos numa comunidade adulta, na comunhão e participação”. (Itinerário Catequético 2015).

O curso de Extensão acontece em quatro módulos, nos meses de férias, durante oito dias integrais, totalizando 200h/a, com base no Itinerário de Formação, utilizando-se da metodologia da Iniciação à Vida Cristã de Inspiração Catecumenal através dos eixos temáticos: Bíblico–catequético, Teológico–catequético, metodológico–catequético e litúrgico–catequético, harmonizados entre si. Os módulos são desenvolvidos através de conferências de abertura, conforme cada tempo do Itinerário, aulas, estudos, oficinas, celebrações, orações, convivência na casa de acolhida Frei Jordão e vivências na comunidade.

O último módulo desta terceira turma teve início no dia 15 de julho, às 19h30 com a Conferência de abertura feita pelo nosso bispo diocesano, dom Edilson Nobre. Dom Edilson trabalhou o tema “Comunidade, mistagogia e missão”, partindo das atuais Diretrizes Gerais da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Foram 32 pessoas que concluíram o curso de 14 das nossas paróquias. As disciplinas oferecidas tiveram com assessores Pe Welson (Cartas Paulinas), Pe Edivaldo (Missiologia), Pe Lael (Catequese e Inculturação), Pe João Francisco (Pneumatologia), Pe. Jonh (Escatologia) e a Profª Rossana (Catequese e Espiritualidade). Devido aos cuidados sanitários impostos pela pandemia da Covid-19, os dois últimos módulos aconteceram na modalidade virtual pelo Google meet, com aulas online todos dos dias à noite e com atividades durante o dia. O módulo terminou com a Celebração da renovação das promessas batismais organizada pela Paróquia São José – Paes Landim-PI.

No domingo, 25 de julho, os concludentes elevaram suas preces em Ação de Graças a Deus pelo bom êxito do curso na Missa dominical, em suas respectivas comunidades paroquiais. Onde aconteceu o envio missionário. Até o final deste ano, a coordenação da Escola deverá abrir as inscrições para a próxima turma. A divulgação acontecerá na reunião do clero, missas ou eventos paroquiais e nas mídias digitais da nossa Diocese.

Coordenação Emide

 

       

   

fonte: Diocese de Oeiras-PI