Realizou-se nos dias 05 e 06 de novembro, no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes, a 14ª Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Oeiras. Compareceram representantes de todas as Paróquias e Áreas Pastorais: Párocos, Administradores Paroquiais, Vigários Paroquiais, Religiosas, Seminaristas da Teologia, Membros do Conselho Diocesano de Pastoral, Coordenadores Diocesanos de Pastorais, Serviços e Movimentos,  Membros do Conselho Econômico Diocesano e dois Leigos de cada Paróquia ou Área Pastoral.

Iluminados pelo Tema: “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, esta Assembleia teve como propósito refletir, interiorizar, partilhar e atualizar o Marco Referencial 2020–2023. Observando o processo de escuta em preparação para o Sínodo dos Bispos em 2023, foi feito  um exercício de escuta que deverá ser realizado nas Paróquias e Áreas Pastorais.

Em suas palavras , Dom Edilson Nobre destacou que “Estamos retomando o caminho dos encontros presenciais, exatamente, na ocasião em que o Santo Padre, o Papa Francisco, nos convoca para uma experiência sinodal, que começa agora e prossegue até o ano de 2023. Trata-se do Sínodo dos Bispos. “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”. Com este tema, o Pontífice nos convida a olharmos para nós mesmos e vermos como estamos caminhando; se estamos caminhando com espírito de comunhão e participação; se estamos vivendo o ardor da missão; se estamos sendo uma Igreja servidora; se os leigos, de fato, estão sendo protagonistas na missão; se estamos comunicando os valores evangélicos do amor, da justiça, da solidariedade, da fraternidade; se estamos atentos às necessidades dos mais vulneráveis, pontuou Dom Edilson.

Durante a assembleia foi organizado o Calendário das assembleias Sinodais nas Paróquias e os setores e grupos diocesanos como também  o Calendário Diocesano para o ano de 2022.

Antes do enceramento, foi divulgado o remanejamento de alguns sacerdotes nas funções diocesanas :

Coordenador de Pastoral Diocesano – Pe. Rogério Nascimento Santos

Setor Social  –  Pe. Julielmo Marques Castelo Branco

Setor de Animação Bíblico-Catequética – Pe. Rogério Nascimento Santos

Setor Missionário e CEB’s – Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Setor Juventudes – Pe. Wellington Rodrigues da Silva

Pastoral litúrgica –  Pe. João Francisco dos Santos

Pastoral do Dízimo – Pe. Francisco das Chagas dos Santos Martins

Pastoral da Comunicação – Pe. José Gildásio de Sousa Silva

Pastoral Presbiteral – Pe. Juvenal Soares Pereira

Pastoral da Criança – Pe. Luzeilson Pereira Evangelista

Movimento Terço dos Homens – Pe. Francisco de Assis Barbosa

Renovação Carismática Católica – Pe. Kleyton Vieira da Silva

A XIV Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Oeiras, encerrou-se com a celebração de Envio. A Assembleia seguiu todos os protocolos sanitários exigidos pela OMS para evitar a COVID 19.

Fotos: Valci Filho