Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Em consonância com a Igreja Católica de Roma, no processo de preparação ao 16º Sínodo dos bispos, a Diocese de Oeiras realizou nesta quinta-feira 14/10/21, uma reunião do clero ampliada no Centro Diocesano de Pastoral, em Oeiras, e um momento celebrativo na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória. Participaram deste encontro os padres, as religiosas, os religiosos, os seminaristas, os coordenadores das pastorais, grupos e movimentos diocesanos e os articuladores dos conselhos de pastoral das paróquias e áreas pastorais.

Iluminados pelo tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão“, o Papa Francisco na abertura do caminho sinodal, no domingo (10/12), na Basílica de São Pedro, afirmou que “A Palavra de Deus guia o Sínodo, para que não seja uma ‘convenção’ eclesial, um convênio de estudos ou um congresso político, mas um evento de graça, um processo de cura conduzido pelo Espírito Santo”. Sua culminância será em Roma em 2023.

O caminho para as atividades sinodais nos próximos dois anos possui três etapas: a primeira, de outubro a março, nas igrejas particulares; a segunda fase, continental, com as conferências episcopais reunidas por continente, de setembro de 2022 até março e a terceira, igreja universal, em Roma em outubro de 2023.

Após a oração inicial, Dom Edilson explanou as etapas do processo sinodal, pedindo o apoio e engajamento de todos os que fazem a Igreja particular da Diocese de Oeiras; no segundo momento, Pe. Rogério Santos, coordenador diocesano de pastoral, explicou como percorrer o caminho sinodal das dioceses e recursos para organizar o processo sinodal. Na parte da tarde aconteceu uma reunião com os coordenadores diocesanos e os coordenadores dos conselhos das paróquias e das áreas pastorais. À noite, na Igreja Catedral Nossa Senhora da Vitória, aconteceu a Solenidade de abertura da Preparação para o sínodo 2023 na Diocese de Oeiras.

Na oportunidade, Dom Edilson Nobre apresentou o padre Adenildo, oriundo da diocese de Curitiba – PR , que fará uma experiência missionária na Diocese de Oeiras.

A reunião seguiu todos os protocolos da OMS, a missa foi transmitida pelos principais veículos oficiais de comunicação da paróquia da Vitória, onde centenas de fieis acompanharam de suas residências, fazendo de sua casa uma igreja doméstica.