A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 4 vai promover entre os dias 01 e 03 de julho seu 2º Mutirão de Comunicação (Muticom), que será sediado pela Diocese de Oeiras, com o tema ‘Educar para a comunicação em tempos de novas mídias’.

O evento tem como meta reunir 250 comunicadores, incluindo clérigos, religiosos (as), professores, estudantes de comunicação, comunicadores populares e agentes da Pastoral da Comunicação, de todas as Dioceses do Piauí, além de alguns convidados de outros Regionais.

Para o coordenador geral da Pascom (Pastoral da Comunicação) Brasil, Marcos Tullius, os mutirões representam uma oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre a importância da comunicação nos serviços de evangelização:

Será um momento de grande alegria, de partilha das nossas experiências de comunicação e também de crescimento, onde teremos essa oportunidade de convivência para juntos pensarmos os desafios, as possibilidades e as potencialidades do universo digital. Iremos viver essa experiência de mutirão, aprender juntos para crescer juntos e comunicar a grande beleza do Evangelho em tempos tão desafiadores, mas que também nos enchem de esperança, destacou.

O bispo de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre, destaca que os mutirões de comunicação também contribuem com o combate às fake news porque prezam pela qualidade, apuração rigorosa e disseminação adequada dos conteúdos:

Serão trabalhadas 10 oficinas, em diversos campos da comunicação, onde poderemos oferecer capacitação e qualificação aos nossos agentes de pastorais. Os temas centrais nos ajudarão a refletir a importância de uma boa comunicação em tempos tão complexos, onde percebemos o predomínio das fake news que são responsáveis pela desinformação. Será um momento muito oportuno e enriquecedor, de debates de alto nível, com grandes nomes da comunicação, para trocarmos experiências e adquirir cada vez mais qualificação em nossa missão de comunicar o Evangelho”, reforçou.

O Mutirão de Comunicação se desenvolverá através de Conferências e Oficinas. As Conferências abordarão temas da atualidade sobre a comunicação e os seus desafios. As Oficinas serão o espaço de ensino-aprendizagem que proporcionarão maior capacitação no uso das ferramentas das novas tecnologias de comunicação.

No site da Diocese de Oeiras, os interessados terão acesso a todas as informações do Mutirão, inclusive a ficha de inscrição, que custa R$ 60,00, temáticas das oficinas e conferências oferecidas com seus respectivos palestrantes, locais e horários das atividades e toda a programação do evento.