Notícias da Diocese

Diocese de Picos prepara-se para retorno das celebrações litúrgicas com a participação presencial de fiéis

O Bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva esteve reunido com o Clero Diocesano, por videoconferência, na manhã desta quarta-feira (17/06), para discutir sobre a Minuta do Protocolo do Governo do Estado do Piauí que propõe orientações para Igreja Católica. O documento que deve ser publicado em breve define algumas medidas a serem observadas por ocasião do retorno às celebrações litúrgicas com a participação presencial de fiéis.

Após um momento de oração, Dom Plínio falou sobre as orientações contidas na Minuta do Protocolo do Governo Estadual, assim como das orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para as Celebrações Comunitárias no contexto da Pandemia da COVID-19. Ao tornar conhecidas as medidas que devem ser adotadas, o Bispo pediu o parecer dos padres e diáconos sobre como elas serão aplicadas no território diocesano.

Após os debates, o bispo e o Clero chegaram ao consenso de criar uma comissão para elaborar as orientações diocesanas, tendo como base as sugestões do Governo Estadual e da CNBB. A comissão ficou composta pelo Bispo e os padres Cláudio Santana, Paulo Henrique e Wagner Carvalho.

Ficou decidido que neste primeiro momento da reabertura ainda não será possível retomar a realização das festas dos padroeiros nem os encontros de formação de forma presencial. A decisão foi que, a partir da oficialização do Protocolo do Governo com indicação de data para retomadas das atividades nas igrejas, as Celebrações Eucarísticas voltem a ser celebradas com a participação reduzida de fiéis, tanto nas sedes das paróquias e áreas pastorais como também nas comunidades do interior, que deverão seguir as mesmas orientações.

A Comissão Diocesana para reabertura terá uma reunião nesta quinta-feira (18), para elaborar as orientações para Diocese de Picos, as quais serão apresentadas ao Clero Diocesano no dia seguinte, às 09:00h, em reunião por videoconferência. Após a publicação do Protocolo do Governo, Dom Plínio fará uma reunião por videoconferência com o Clero, os funcionários e equipes litúrgicas das paróquias e áreas pastorais, para planejarem o processo de retorno às Celebrações Litúrgicas com o povo.

Durante a reunião o Pe. Francidilso Silva, Diretor Espiritual do Seminário de Filosofia Dom Edilberto Dinkelborg em Teresina-PI, falou da preocupação dos Bispos do Regional Nordeste 4 e dos formadores do Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus para com a retomada das atividades formativas dos seminaristas no Seminário e no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI). Seguindo as orientações das Autoridades Sanitárias e do Governo do Estado, há possibilidade das atividades serem reiniciadas no final do mês de julho, mas é preciso muita cautela e planejamento para garantir a saúde e a boa convivência dos seminaristas.

Nestes dias difíceis vivenciados, a reabertura das igrejas surge como um sinal de esperança para o povo de Deus. Os ministros ordenados da Diocese de Picos, como pastores e sentinelas do povo, colocaram-se a inteira disposição para realizarem da melhor e mais eficaz forma este anseio de todos. Com as devidas restrições, mas com o mesmo amor, a Casa de Deus estará novamente de portas abertas para receber seus filhos.

Tags

Instagram

Redes Sociais

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos!

Doação

BANCO DO BRASIL

AGENCIA: 3285

CONTA: 89624-1

Newsletter

Parceiros