Na última quinta-feira, 08 de fevereiro, a Diocese de Picos promoveu uma celebração em memória de Santa Josefina Bakhita, na 10ª edição do Dia de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, marcada pelo tema “Caminhar com Dignidade: Escutar, Sonhar, Agir”. O evento foi realizado na Rádio Educativa Cultura FM de Picos, com transmissão ao vivo.

Religiosas e leigos se uniram com o bispo Dom Plinio José Luz da Silva para dedicar esse momento à memória da Santa Josefina Bakhita, que foi escravizada quando ainda era criança, depois vendida a um diplomata italiano e levada para Itália, onde mais tarde foi restituída a liberdade com a ajuda das Filhas da Caridade Canossianas. Sob a orientação destas, descobriu sua vocação a Deus, a quem serviu fielmente até à sua morte em 1947. Em outubro de 2000 foi canonizada pelo Papa João Paulo II.

Durante a celebração, além de  orações especiais pelas vítimas do tráfico de pessoas e suas famílias, também houve momentos de reflexão sobre o papel de cada indivíduo na promoção da dignidade humana e na construção de um mundo mais justo e solidário. Dessa forma, a  Diocese de Picos reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando incansavelmente para proteger os mais vulneráveis ​​e promover uma cultura de respeito e dignidade para todos os seres humanos.

A transmissão ao vivo na Rádio Educativa Cultura FM de Picos permitiu que grande numero de pessoas pudessem se unir pela oração, fortalecendo os laços de solidariedade e compromisso na luta contra o tráfico de pessoas. Ao mesmo tempo, os meios de comunicação da Diocese de Picos e o seu canal no YouTube garantiram que a mensagem de esperança alcançasse um público ainda mais amplo.

Fonte: Diocese de Picos

Veja Também

35ª Assembleia Regional de Pastoral divulga mensagem ao povo de Deus do Piauí

Inspirado pelo tema “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2026-2032)” e pelo lema “Alarga o espaço da tua tenda” (Is 54,2), o documento convida as comunidades a renovarem o compromisso com a missão evangelizadora, fortalecendo a comunhão, a participação e a esperança diante dos desafios da Igreja e da sociedade.